quinta-feira, 31 de março de 2016

Mostra Tempo de Brincar é prorrogada até junho no Museu Paranaense

O público tem até 19 de junho para visitar a exposição Tempo de Brincar: brinquedos e a infância no Paraná, no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra exibe brinquedos antigos doados ao museu e conta também com uma Sala Lúdica onde as crianças podem fazer desenhos sobre seus brinquedos favoritos e deixá-los expostos. A entrada é gratuita.
Composta por três salas expositivas, a mostra reúne doações feitas ao Museu em 2014 e 2015. As coleções foram analisadas por um grupo de estudos do Museu que ao longo de 2015 pesquisou a infância e a fabricação dos brinquedos, a maior parte deles da primeira metade do século XX.
Entre as peças estão bonecas, carrinhos, trenzinhos elétricos e jogos de chá, entre outras. A maioria dos brinquedos é de origem alemã, mas há também exemplares produzidos no Brasil, além de peças indígenas.
O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, conta que a Sala Lúdica é sucesso entre as crianças. “Um espaço interativo, onde as crianças podem deixar mensagens, desenhos e comentários de sua experiência no museu. Temos mais de 1.500 papéis escritos ou desenhados pelas crianças que vieram ao museu desde a abertura da exposição, em outubro passado”, conta.
De acordo com o diretor, a exposição também chama a atenção dos adultos. “Considero que elaboramos uma mostra muito interessante, pois além de objetos significativos para as crianças, a exposição também desperta a lembrança de infância dos adultos, pelos brinquedos antigos expostos, de diversas épocas e culturas. Da curadoria coletiva, montagem e a interação com o público, esta exposição tem mostrado ser uma metodologia a ser seguida em outras ocasiões pelo Museu Paranaense’’, afirma Carneiro.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário