A Prefeitura de Curitiba começou nesta
semana a implantação das calçadas verdes em cinco cruzamentos, dentro da
chamada Área Calma, que possui limite de velocidade para veículos fixada em 40
km/hora. As calçadas verdes são ampliações das áreas de calçadas tradicionais,
com pintura feita com tinta verde e branca, além de balizadores presos ao piso.
Desta forma, a expansão das calçadas é feita de forma rápida e econômica, sem a
necessidade de obras mais complexas.
Segundo o diretor de Engenharia da
Setran, Maurício Razera, as calçadas verdes permitem uma linguagem de fácil
identificação, não conflitando com outras cores já previstas no Código de
Trânsito Brasileiro. “Estamos atentos à segurança viária e a melhoria da
qualidade de vida. Nessa região, já tivemos vários benefícios, tais como novas
sinalizações de trânsito, requalificação de ramal cicloviário, construção de
ilhas calmas, implantação de vagas vivas, novos semáforos para pedestres,
aumento de tempos para pedestres em semáforos existentes, substituição de
estruturas semafóricas antigas, instalação de paraciclos, novas guias
rebaixadas para acessibilidade, novas feiras e faixas exclusivas de ônibus”,
disse Razera.
O projeto das calçadas verdes foi desenvolvido
pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em
parceria com a Secretaria de Trânsito (Setran) e que também conta com o apoio
das secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas e de Governo Municipal. “De
uma forma simples, rápida e inteligente, obtemos a requalificação do espaço
urbano, sempre buscando a valorização e proteção do pedestre”, destaca o
engenheiro Márcio Augusto de Toledo Teixeira, coordenador de Mobilidade Urbana
e Transportes do Ippuc, setor responsável pela elaboração do projeto.
A inspiração do projeto veio de cidades
como Nova York e Buenos Aires, que também buscam a requalificação do espaço
urbano e o incentivo aos deslocamentos a pé. Os profissionais do Ippuc
receberam apoio técnico dos especialistas de Buenos Aires que, por sua vez,
foram apoiados pela prefeitura de Nova York. O intercâmbio de experiências e
tecnologia foi possível porque as três cidades integram o Grupo C40 de Grandes
Cidades para Liderança do Clima – e projetos como este, que incentivam os
deslocamentos a pé, são prioritários para esta rede de cidades.
Implantação e informação - Na noite de
terça-feira (1º) foi realizada a pintura com tinta verde. Na sequência, a
pintura será finalizada com tinta branca e serão implantados os balizadores que
protegem as calçadas verdes. Os cinco primeiros cruzamentos de Curitiba a
receber as calçadas verdes são: Rua Carlos de Carvalho com Alameda Cabral; Rua
Cândido Lopes com Rua Ébano Pereira, perto da Biblioteca Pública do Paraná; Rua
Cândido Lopes com Avenida Marechal Floriano Peixoto, junto à Praça Tiradentes;
Rua Inácio Lustosa com Rua Mateus Leme; e Rua Inácio Lustosa com Avenida
Cândido de Abreu.
Ao mesmo tempo em que realizam a implantação do projeto, técnicos da Setran e do Ippuc estão distribuindo folhetos explicativos nos cinco cruzamentos com o propósito de orientar a população. Alguns cruzamentos também vão receber novas faixas de pedestres, rebaixamento do meio fio para assegurar a acessibilidade e nova sinalização vertical. Futuramente, também poderão ser instaladas floreiras e outros equipamentos públicos nesses locais.
Ao mesmo tempo em que realizam a implantação do projeto, técnicos da Setran e do Ippuc estão distribuindo folhetos explicativos nos cinco cruzamentos com o propósito de orientar a população. Alguns cruzamentos também vão receber novas faixas de pedestres, rebaixamento do meio fio para assegurar a acessibilidade e nova sinalização vertical. Futuramente, também poderão ser instaladas floreiras e outros equipamentos públicos nesses locais.
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