quinta-feira, 31 de março de 2016

Mark Lambert reúne composições de Cole Porter e Noel Rosa em tributo na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show “Cole e Noel - Um Tributo a Cole Porter e Noel Rosa”, de 1º a 3 de abril, com o músico norte-americano Mark Lambert. Consagrados compositores da primeira metade do século 20, Cole e Noel tiveram grande repercussão na chamada era de ouro do rádio.
Lambert é cantor, guitarrista e arranjador norte-americano radicado no Brasil há 10 anos e especializado em jazz, blues, pop, MPB e música clássica. A ideia dessa homenagem surgiu com uma pesquisa que durou 15 anos sobre as raízes das músicas populares brasileira e americana.
Prestando atenção nos pontos em comum entre a harmonia europeia e o ritmo africano, Lambert começou a desenhar arranjos que unissem as afinidades entre as expressões musicais dessa mistura até então inusitada: a doce malícia de Noel Rosa e as canções ousadas de Cole Porter.
O repertório conta com sucessos como “Fita Amarela”, “Conversa de Botequim”, “Cor de Cinza” e “Com Que Roupa?”, do compositor brasileiro. Já do lado do norte-americano estão clássicos como “I’ve Got You Under My Skin”, “What is This Thing Called Love?”, “Night and Day”, “You do Something to Me” e “Love for Sale”.
De acordo com Lambert, o objetivo do projeto é o intercâmbio entre a cultura brasileira e americana pela música, com um repertório que, por sua natureza bilíngüe, multiplica as possibilidades estéticas, trazendo o sotaque moderno dos seus intérpretes, bem como dos arranjos musicais.

MARK LAMBERT - Na década de 90, foi diretor musical de um dos maiores ícones da bossa nova no exterior, a cantora Astrud Gilberto, e produziu seus dois últimos discos: “Temperance” (1997) e “Jungle” (2002). Morou em Nova York, onde lançou seu primeiro disco, “More Than Friends” (1999). Tem uma extensa lista de colaborações com inúmeros músicos, além de ter sido integrante da banda de Ute Lemper, cantora cult alemã radicada nos Estados Unidos.
Alguns de seus arranjos foram interpretados por orquestras como Orpheus Chamber Orchestra, NDR Orquestra, Icelandic Filharmonic, Bulgarian Radio Orquestra e Brooklyn Philharmonic. Em 1997, participou do show “Quarenta Anos de Bossa Nova”, em Tóquio, no Japão, ao lado de Astrud Gilberto, Ivan Lins, Roberto Menescal, Joyce, Carlos Lyra, Leila Pinheiro, Clara Moreno, Wanda Sá, Daniel Jobim e Paulo Jobim.

NOEL ROSA - Considerado um dos nomes mais importantes da música brasileira, Noel Rosa foi compositor, cantor, bandolinista e violonista. Autor de sambas clássicos como “Com Que Roupa?” e “Palpite Infeliz”, teve um papel fundamental na legitimação do samba de morro. Nascido em 1910, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro, onde faleceu por conta de uma tuberculose, em 1937.

COLE PORTER - Cole Porter foi um músico e compositor norte-americano que viveu entre 1891 e 1964. É autor de grandes sucessos como “Night and Day”, “I’ve Got You Under My Skin” e “Let's do it”, regravada em português por Chico Buarque e Elza Soares. Com grande repercussão na Broadway, suas composições tinham estruturas complexas e letras sofisticadas.

Livres para todas as idades, as apresentações de Mark Lambert acontecem sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário