sexta-feira, 11 de março de 2016

Prefeitura faz coleta de lixo eletrônico neste sábado

Neste sábado (12) será realizada mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico, promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Pró-Cidadania, em parceira com o Sindicato da Industria da Construção civil no Estado do Paraná (Sinduscon-Pr).
A coleta estará concentrada no Horto Municipal do Bairro Guabirotuba, das 9h às 17h, junto à Estação de Sustentabilidade Inteligente, localizada na Avenida Salgado Filho, 1.050.
Serão recolhidos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, computadores, monitores, câmeras, máquinas fotográficas. Não serão aceitos lâmpadas, pilhas e baterias. O lixo eletrônico, se descartado de maneira incorreta, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.
Todo material arrecadado na ação será encaminhado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), administrada pelo Pró-Cidadania, e responsável por receber parte do material reciclado produzido pelos moradores de Curitiba. Segundo o gerente do setor ambiental do Pró-Cidadania, Paulo Figura, na usina será feita a triagem e a destinação dos equipamentos para empresas especializadas.
Nesta época de combate ao mosquito Aedes Aegypti, ações como essa são ganham uma importância ainda maior. A população preocupa-se em destinar o lixo nos locais corretos, o que é muito positivo, protegendo o meio ambiente e evitando que esses materiais sejam encaminhados para aterros sanitários ou descartados em terrenos baldios”, destaca a bióloga Claudia Boscardin, assessora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
As empresas também podem contribuir com este movimento, doando equipamentos que não utilizam mais. Dessa forma, ainda recebem o certificado de destinação correta de resíduos”, enfatiza o engenheiro civil do Sinduscon-Pr Ivanor Fantin Junior.
Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Curitiba e seus parceiros, realizaram cinco eventos promovendo a coleta de lixo eletrônico em nove locais diferentes da cidade, onde foram coletados um total de 45 toneladas de resíduos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário