terça-feira, 8 de agosto de 2017

Caixa Cultural recebe um raro encontro da Família Assad

Uma das principais famílias musicais do país, a Assad desembarca em Curitiba para três shows na Caixa Cultural, em 11, 12 e 13 de agosto, de sexta a domingo. Pela primeira vez na cidade, dividindo o mesmo palco estarão Sérgio, Badi e Clarice, músicos de talento e virtuosismo e inquestionáveis e que possuem sólida carreira internacional. “Sarau com a Família Assad”, nome deste raro encontro, traz ainda como músico convidado o flautista Toninho Carraqueira e promete ser uma apresentação memorável.
O primeiro encontro da Família ocorreu em 2014. Realizaram uma turnê que visitou 10 cidades norte-americanas e era marcada por três gerações da família no palco, mostrando estilos distintos. O lançamento desta turnê aconteceu no ilustre Templo de Dedur, no Metropolitam Museum, em Nova York e tinha como destaque a presença dos patriarcas da Família, Jorge e Angelina, de Odair, Rodrigo, irmão de Clarice e Carolina, filha de Odair. Um ano mais tarde este espetáculo aconteceu no Palais de Beau Arts, na Bélgica, e se transformou no destacado CD e DVD “Um Momento de Puro Amor”. Com o falecimento de Jorge, o patriarca, os Assad idealizaram um quinteto, continuando a explorar canções escritas por compositores emblemáticos do Brasil, assim como suas próprias composições. Este Quinteto voltou em 2011 para outra turnê nos Estados Unidos e Europa. Na Holanda tiveram a presença da então Princesa Máxima Zorreguieta e na Bélgica representaram o Brasil dentro do Festival da Europália. De Bruxelas embarcaram para participarem do primeiro festival latino-americano do Qatar.
Em 2012, eles abriram o Festival Assad, promovido anualmente pela Família e que leva em sua curadoria a assinatura dos Assad. Desde então, foram raras as oportunidades de todos quatro principais músicos da Família se encontrarem. Sérgio e Clarice residem em Chicago, Badi em São Paulo. Odair, que forma o Duo Assad com Sérgio e mora em Bruxelas deveria estar presente no show de Curitiba, mas um problema de saúde o impediu. “Esta é uma ausência lamentada pela pessoa e músico que Odair é e pelo fato de que o Duo estaria em Curitiba. Mas, a sua substituição por Toninho Carrasqueira deixou a todos felizes. É um grande músico”, diz Alvaro Collaço, produtor deste Sarau.

Tradição e reconhecimento internacional - A musicalidade da Família tem como ponto determinante a formação do Duo Assad, por Sérgio e Odair em 1965. Alunos da violonista Monina Távora (1921-2011), que foi discípula de Andrea Segovia, os Assad tornaram-se provavelmente o mais influente duo de violões do mundo. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois, entre os quais Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone. O Duo gravou 37 discos e trabalhou com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw.
Paralelamente ao sucesso do Duo, Sérgio tem carreira destacada como arranjador e compositor, sendo referência mundial a violonistas. Em 2008 venceu o Grammy Latino na categoria de “Melhor Composição Clássica” por “Tahhiyya Li Ossoulina”, escrita para dois violões. Ele recebeu ainda duas indicações ao prêmio, para as composições “Interchange” (gravada por LA Guitar Quartet e Delaware Symphony) e “Maracaipe” (gravada pelo Beijing Guitar Duo).

Badi e Clarice – O sucesso e a visão musical do Duo seguramente influenciaram a irmã de Sérgio e Odair, Mariângela, a se tornar violonista. Badi aprendeu violão aos 14 anos, mas um depois não só dominava o instrumento como subia aos palcos, participando e ganhando concursos nacionais e internacionais. Com apenas 15 anos ela dividiu com Fábio Zanon o primeiro lugar no “Concurso Jovens Instrumentistas”, no Rio de Janeiro. Ganharia depois o “Concurso Internacional Villa-Lobos” e seria escolhida como a única violonista para representar o Brasil no “Concurso Internacional de Viña Del Mar”, no Chile. Em 1989 ela gravou seu primeiro álbum “Dança dos Tons”. A este seguiram-se outros 14 discos e 4 DVDs, incluindo “Three guitars”, projeto lançado em CD e DVD ao vivo com os violonistas Larry Coryell e John Abercromble. Em sua carreira solo, Badi destaca-se também pelas suas experimentações vocais, produzindo sons de percussão com a boca. Escolhida em 1994 pela revista norte-americana Guitar Player entre os 100 melhores artistas do mundo, Badi apareceu ao lado de grandes músicos como George Benson, Mariza, Bob McFerrin, Hermeto Pascoal e Dave Grusin, entre outros. Seus trabalhos solo mais recentes são o CD “Singular”, de 2016 e o infantil “Cantos de Casa”, de 2014, com o qual faz ainda diversos shows pelo país.
Clarice Assad, filha de filha de Sérgio Assad, é pianista, cantora e compositora.  Há 20 anos residindo nos Estados Unidos, ela recebeu prêmios importantes como o The Aaron Coland Award, prêmios da ASCAP e uma indicação ao Grammy 2009, com melhor obra clássica contemporânea. Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violocelista Yo-Yo Ma, violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticleer, a flautista Eugenia Zuckerman, o Duo Assad e o Turtle Island Quartet. Sua música sinfônica, por orquestras da Filadélfia, OSESP, Tokyo Symphony, Cabrillo Symphony, Orchestra e New Century Chamber Orchestra. Como intérprete de música popular, ela se apresenta em recitais solo, com seu grupo “Off The Cliff” e em duo com o percussionista Keita Ogawa. Lançou quatro CDs, dos quais três são autorais, todos por selos norte-americanos de jazz.
Toninho Carrasqueira, músico convidado neste Sarau, é um dos principais flautistas do pais. Integrou por 15 anos o Quinteto Villa-lobos, recebeu indicações ao Grammy e formou um importante duo com a irmã, a pianista Maria José Carrasqueira. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, é graduado no Conservatório de Versailles, na França e pela Escola Normal de Música de Paris. Carrasqueira se apresenta com algumas das principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Flo Menezes, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre muitos outros.

A apresentação do “Sarau com a Família Assad” tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Livre para todas as idades e acontece sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura). Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário