quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Museu Oscar Niemeyer terá exposição de Masao Yamamoto

O Museu Oscar Niemeyer (MON) está exibindo o trabalho do artista japonês Masao Yamamoto em sua primeira exposição individual em Curitiba: O Sensei das Imagens Pequenas. A mostra reúne três séries fotográficas distintas: A Box of Ku, Nakazora e Kawa=Flow, produzidas entre 1989 e 2016. A curadoria é de Agnaldo Farias e Marcelo Guarnieri.
Além das paredes da sala expositiva do museu onde estarão a maioria das obras de Yamamoto, também integram a exposição cinco caixas-poemas e dois livros-sanfona. O artista entende ambos os formatos também como espaços expositivos que possuem uma dinâmica própria em fica evidente a dimensão material da fotografia – nas imperfeições das bordas do papel – e de seu caráter intimista. Masao Yamamoto vive e trabalha em Gamagori, no Japão.
Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, Yamamoto faz da fotografia uma poesia. “Quem for apreciar essa exposição poderá conferir de perto a sensibilidade e a criatividade deste artista. Aquilo que seria um detalhe quase imperceptível se transforma em arte aos olhos”, comentou.
A diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, fala sobre a importância de a instituição sediar a primeira exposição do fotógrafo japonês em Curitiba. “O MON tem a preocupação contínua de manter um rol diversificado de exibições que contemple as várias manifestações culturais”, comenta. Segundo Juliana, a oportunidade de apreciar a arte oriental, em especial a japonesa, é muito valorizada pelo público do MON. “Nossos visitantes sempre prestigiam as mostras desses artistas”.

OBRAS - Uma das características no trabalho de Yamamoto é a escala diminuta da maior parte de suas fotografias, o que reflete seu interesse pelas miudezas e detalhes, por aquilo que cabe na palma da mão, que precisa ser olhado com calma e atenção.

A mostra fica em cartaz até 22 de outubro de 2017 e os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Maiores de 60 anos e menores de 12 anos não pagam. Mais informações: 3350-4400 ou http://museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário