sexta-feira, 12 de abril de 2019

Bosque do Alemão recebe a exposição Páscoa de etnias com bolachas


Em clima de Páscoa, o Bosque do Alemão está recebendo, desde esta quinta-feira (11), uma colorida e lúdica exposição de maquetes de cenários construídos com bolachas decoradas alusivas à celebração religiosa de cinco etnias de Curitiba. Quem visitar a exposição, denominada Casa da Páscoa, poderá apreciar como a data é lembrada sob a ótica das culturas alemã, italiana, ucraniana, polonesa e judaica. Tudo em confeitaria artística.
Além de ser um atrativo inusitado no Bosque Alemão, muito procurado por moradores e turistas, a exposição tem como objetivo resgatar os costumes celebrados por cinco importantes etnias da capital, valorizando a simbologia da data”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
A mostra busca também divulgar uma das gastronomias artesanais mais importantes da cidade. “As bolachas artesanais curitibanas podem ser encontradas em nossas feiras e mercados, bem como no comércio em geral”, reforça Tatiana.
Repletas de detalhes de encher os olhos e com direito a um casal fantasiado de coelhos recepcionando o público, as cinco maquetes vão ocupar o Oratório de Bach e foram criadas a partir de um trabalho de pesquisa feito pelas confeiteiras das lojas curitibanas Vovó Elza e Dona Sigrid.
Buscamos reproduzir em biscoito, o mais fiel possível, as casas, igrejas, templos, árvores e elementos religiosos típicos das várias culturas”, explica Ana Luiza Spengler, sócia-proprietária da Vovó Elza.
Na maquete da etnia alemã, por exemplo, será possível apreciar uma casa de arquitetura enxaimel, a bandeira da Alemanha em tecido comestível a base de papel de arroz e uma Osterbaum (árvore da Páscoa) em bolacha. “Para simbolizar a etnia italiana, confeccionamos em biscoito uma réplica em miniatura da igreja de Santa Felicidade, uma cruz papal, além de outros elementos”, salienta Sigrid Kublitz Bollmann, proprietária da loja Dona Sigrid.
As tradicionais pêssankas têm lugar garantido nas maquetes que resgatam as celebrações de Páscoa polonesa e ucraniana. Mas enquanto na obra de arte em pâtisserie alusiva à Ucrânia haverá uma miniatura do Memorial do Parque Tingui e placas com as frases em ucraniano "Cristo Ressuscitou!" e "Verdadeiramente Ressuscitou!", na maquete que retrata a data sob a ótica polonesa haverá elementos em biscoito que representam o piso em petit-pavé  e uma das casas de madeira do Bosque do Papa e cestas de frutas.
Conhecida como Pessach, que celebra o dia que Deus libertou os escravos israelitas do Egito em 1513 antes de Cristo, a Páscoa Judaica também ganhará uma maquete na mostra do Bosque Alemão. Uma sinagoga em miniatura e representações de um prato com alimentos, de um cálice, da estrela de Davi, do pão ázimo e do típico castiçal judaico serão expostas em bolacha confeitada. 

TOCA DO COELHO - Além do espaço de exposição das cinco maquetes de bolachas étnicas, o Bosque do Alemão ganhará a Toca do Coelho, uma área dentro do Oratório de Bach com oficinas infantis de decoração de bolachas alusivas aos símbolos da Páscoa. Para o público em geral, estão previstas oficinas infantis nos dias 13, 14 e 20 de abril.

O Bosque do Alemão está situado na Rua Schubert, 175, Vista Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário