sexta-feira, 12 de abril de 2019

Maestro convidado vai reger OSP com repertório escandinavo neste domingo


A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta dia 14 (domingo), às 10h30, no Guairão, o concerto “No Estilo da Escandinávia”, com regência do maestro convidado Neil Thomson, da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e estão disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Disk Ingressos.
Neil Thomson é inglês e, desde 2014, é o regente principal da Orquestra de Goiás. Já comandou, como convidado, grandes orquestras como a London Symphony Orchestra (LSO) e a Orquestra Sinfônica da BBC.
Para este concerto com a Orquestra do Paraná, o maestro Thomson traz um repertório com músicas três de compositores do norte da Europa: Ralph Vaughan Williams, Jean Sibelius e Carl Nielsen. As três obras que serão apresentadas têm, em comum, elementos da música folclórica de seus países de origem (Inglaterra, Finlândia e Dinamarca) e da música escandinava.

BASTIDORES DA COMPOSIÇÃO - Mais do que parte da longa lista das grandes obras sinfônicas, as três peças trazem histórias curiosas por trás de suas composições e falam muito sobre a personalidade de cada um dos compositores.
A primeira música do programa, “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, do inglês Vaughan Williams, surgiu por acaso. Enquanto estudava músicas religiosas do século XVIII, o compositor encontrou uma série de obras esquecidas escritas por um antepassado, Thomas Thallis.
Empolgado com a descoberta de uma peça importante na história de sua família, Williams revisitou as obras e compôs sua própria interpretação sobre elas. “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis” é uma verdadeira cápsula do tempo, escrita por duas pessoas separadas por quase dois séculos de história.
A segunda música é “En Saga”, do compositor finlandês Jean Sibelius. Ele ficou famoso por seu estilo nacionalista, passando a ser patrocinado pelo governo da Finlândia até o fim da vida. Quanto escreveu “En Saga”, porém, Sibelius ainda era muito jovem e estava em dúvida se iria seguir sua carreira com a composição para óperas ou para orquestra sinfônica. Com o sucesso de En Saga, música inspirada por memórias de seus tempos de infância, a trajetória do compositor na música sinfônica ficou definida.
A última peça do programa é a segunda sinfonia de Carl Nielsen, também conhecida como “Os Quatro Temperamentos”. Inspirada em uma série de gravuras descrevendo os temperamentos humanos da psicologia antiga (colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo), o compositor dinamarquês escreveu cada um dos movimentos da sinfonia pensando nas características de cada temperamento. O movimento colérico é dissonante e acelerado, o movimento fleumático vem em forma de valsa, o movimento melancólico lembra as lentas sinfonias clássicas e o movimento sanguíneo encerra a obra com notas bem marcadas, em tom alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário