sexta-feira, 12 de abril de 2019

Nova visita guiada ao Cemitério Municipal destaca jornalistas e escritores


Ainda há vagas para conhecer a história por trás das placas dos jazigos de alguns nomes do jornalismo e da literatura que viveram em Curitiba e estão sepultados no Cemitério Municipal. Eles serão tema da próxima visita temática guiada ao local, no bairro São Francisco, neste sábado (13), das 9h às 12h. A atividade é grátis e coincide com o mês em que se comemora o Dia do Jornalista, 7 de abril.
Segundo a pesquisadora Clarissa Grassi, que coordena o programa Visitas Guiadas Temáticas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, da Fundação Cultural de Curitiba, o objetivo é contextualizar quem foram e como atuaram jornalistas, empresários de comunicação e escritores do passado. “No passado, muitos jornalistas se dedicavam à literatura e outros se destacaram por fundar jornais”, observa.
É o caso de Cândido Martins Lopes, proprietário do jornal Dezenove de Dezembro, primeiro jornal do Paraná, no século 19; Alceu Chichorro, chargista de vários veículos de comunicação; Arthur Wischral, considerado o primeiro repórter fotográfico de Curitiba, e Francisco Cunha Pereira Filho e Dino Almeida, respectivamente diretor e colunista da Gazeta do Povo.

COMO SE INSCREVER - Os interessados devem se inscrever pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo e número do documento oficial de identificação de até quatro pessoas. Para melhor aproveitamento da visita, o número máximo de participantes foi fixado em 60.
Cerca de cinco mil pessoas já participaram das visitas guiadas, inauguradas em 2017 e que só não acontecem se chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário