terça-feira, 9 de abril de 2019

Compañía Antonio Gades se apresenta hoje e amanhã no Guairão


A trupe, considerada ainda hoje o principal ícone da dança espanhola e principal representante da dança flamenca no mundo, apresenta o espetáculo “Carmen”, no Teatro Guaíra. O balé será apresentado nesta terça (9) e quarta-feira (10), às 21 horas. O grupo já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e ainda seguirá para Belo Horizonte. A turnê tem patrocínio do Circuito Cultural Bradesco Seguros.
Gades popularizou a dança flamenca de tal forma que não é possível pensá-la sem levar em conta seu papel na busca pelo essencial do gênero. O bailarino e coreógrafo faleceu em 2004, deixando para o mundo uma herança de criatividade e beleza.
Sua paixão pela dança e pela música flamenca gerou uma obra de enorme repercussão no cinema, teatro e televisão. E sua companhia, sob a direção artística de Stella Arauzo, continua a apresentar seus trabalhos com a qualidade artística pela qual sempre primou.

CARMEN - Inspirado livremente na obra do romancista francês Prosper Merimée, o balé "Carmen" foi a primeira obra cênica da mítica colaboração de Antonio Gades com o cineasta Carlos Saura. A dupla partiu a intensa música criada por Bizet para sua ópera homônima e a contrapôs à sensualidade, paixão, amor e rivalidade reverberados no mais autêntico flamenco.
Os artistas da Compañia Antonio Gades vivem e respiram o balé, revelando as múltiplas facetas de um personagem lutador, apaixonado e amante da liberdade. A magistral transição entre as cenas traz a assinatura cinematográfica de Saura. A inconfundível clareza na exposição do drama reafirma a característica marcante das obras de Gades. Os acontecimentos se sucedem de tal forma, que ao final o espectador fica em dúvida, sem saber ao certo se assistiu ao ensaio de uma companhia de flamenco ou a uma autêntica tragédia.
Vinte e oito anos depois de sua criação, a "Carmen" de Antonio Gades e Carlos Saura continua impactando os espectadores de todo o mundo. Obra revolucionária em seu tempo, acabou por converter-se em um clássico da dança espanhola.

A apresentação de “Carmen” é livre para todas as idades. Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário