sexta-feira, 5 de abril de 2019

Festival de Curitiba: Orquestra formada por refugiados apresenta repertório com vários sotaques


A “Orquestra Mundana Refugi” surgiu a partir da Orquestra Mundana, composta por músicos profissionais de várias partes do Brasil e do mundo que viviam na cidade de São Paulo, metrópole que reúne povos de todo o globo. Esse espetáculo de vários sotaques e histórias estará na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, nos dias 5 de abril, às 19h, e 6 de abril, às 16h, na Praça Santos Andrade, com entrada gratuita.
A Orquestra Mundana já fez centenas de concertos no Brasil e no exterior, com formações variadas: artistas da Índia, do Japão, do leste europeu, de diversos países africanos, do continente americano e de várias partes do Brasil. Com isso, a cultura brasileira se uniu a muitas culturas, revisitou suas raízes mais profundas, se aperfeiçoou, ganhou novos conceitos, influenciou outros povos e se fez presente no mundo.

UM PROJETO DE REFUGIADOS – Numa conversa informal com a assistente social e historiadora Cléo Miranda, na cidade de Paraty-RJ, o regente Carlinhos Antunes a convidou para que juntos, no aniversário de 15 anos da Orquestra Mundana, levassem adiante um projeto que tivesse como foco os refugiados e os novos imigrantes de São Paulo e que transcendesse a música, envolvendo os aspectos sociais e humanos que essa temática exige.
Foram meses de preparação, conversas, debates, até que o Sesc São Paulo acolhesse o projeto Refugi. A parceria aconteceu em junho de 2017, no Sesc Consolação, que recebeu dezenas de refugiados e imigrantes em oficinas de música e dança, debates, encontros e concertos que duraram dois meses.
O primeiro CD, gravado ao vivo em agosto de 2017, é fruto desse trabalho intenso que uniu muitas vozes e muitas mãos sem as quais ele não existiria. A antes Orquestra Mundana passou a se chamar Orquestra Mundana Refugi, com novos músicos vindos da Síria, Palestina, Congo, Guiné e Irã, França, China.

GRAVAÇÃO DE CD – Para celebrar quase dois anos de trabalho em muitas línguas e linguagens musicais, a Orquestra Mundana Refugi está gravando seu segundo CD com nove faixas. Caravana Refugi presta uma homenagem a Milton Nascimento e apresenta um novo arranjo para o tema Caravanas, de Chico Buarque, além de um rap palestino e um frevo composto pela Orquestra. A direção musical é do multiinstrumentista Carlinhos Antunes. Vozes e instrumentos como o kanun, acordeão, piano, violino, cítara chinesa, bouzouki e tantos outros dão vida a várias culturas.

Mais informações e a programação completa do 28ª edição do Festival de Curitiba podem ser encontradas no site www.festivaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário