sexta-feira, 19 de abril de 2019

“Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, será apresentada hoje, em Araucária


A tradicional e tão esperada apresentação, ao ar livre, do espetáculo “Paixão de Cristo”, do Grupo Lanteri, de Curitiba, será realizada pelo segundo ano consecutivo no Parque Cachoeira, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Sexta-Feira Santa será no Dia do Índio, 19 de abril. Esta será a 42ª encenação da montagem que teve início, em 1978, na Vila São Paulo/Uberaba, com apenas 45 pessoas, e que já foi apresentada no Largo da Ordem, no Centro Cívico e por muitos anos na Pedreira Paulo Leminski. Hoje envolve cerca de 1.200 mil voluntários entre atores, técnica e produção.
A mudança para Araucária trouxe vantagens para o espetáculo, pois conta com total apoio da Prefeitura local e oferece uma infraestrutura mais adequada, garantindo ao público conforto e melhor visualização da peça. A área do Parque comporta até 30 mil pessoas e a estimativa de público para este ano é que chegue bem perto desse número. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode contribuir doando 1kg de alimento não perecível. Lembrando que, mesmo com chuva, haverá apresentação.
O lugar é lindo, amplo, localizado em meio a uma natureza exuberante. O que torna a montagem ainda mais esplêndida”, destaca Edson Luiz Martins, diretor de produção do Grupo Lanteri.
"É um orgulho para Araucária fazer parte da história de um grupo tão importante como o Lanteri. Além disso, é uma honra para o município ter a apresentação da Paixão de Cristo realizada aqui anualmente”, declara o prefeito da cidade, Hissam Hussein Dehaini.
O público tem acesso livre ao parque e poderá chegar cedo para garantir um bom lugar. A Paixão será encenada às 19h, mas meia hora antes, por volta das 18h30, atores do grupo farão performances com cenas extras, com o intuito de entreter e também preparar o público para o clima do espetáculo. A apresentação deste ano conta com uma novidade: será narrada pelo Evangelista João.
João era o apóstolo mais próximo de Jesus e o que mais tempo viveu, morreu com idade bem avançada, fato raro entre os discípulos. Além de presenciar e viver toda a história, também escreveu sobre ela, achamos justo que seja o narrador da nossa encenação. Nosso objetivo também é sempre inovar, essas mudanças trazem frescor ao trabalho”, conta o diretor artístico, Aparecido Massi.
Outro destaque deste ano é a participação do artista plástico Mauro Santos, que vai reforçar a equipe de criação de cenários e adereços da peça. Mauro traz a experiência dos carnavais do Rio de Janeiro (Viradouro) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde), bem como eventos como o Natal na cidade de Gramado/RS.
A encenação do Grupo Lanteri é a segunda maior, ao ar livre, do Brasil, ficando atrás apenas da Nova Jerusalém, em Pernambuco.No total, são 36 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressureição. A duração do espetáculo é de 1h50. A estrutura comporta sete palcos que somam 1.200 m².
Para facilitar o acesso ao Parque, no dia da apresentação, além de linhas especiais de ônibus, haverá também reforço nas linhas urbanas com saída do Terminal Central de Araucária até o local do evento, tudo com tarifa gratuita (ida e volta). Para quem for de carro, o tempo estimado do centro de Curitiba até o Parque é de 40 minutos.

SOBRE O GRUPO LANTERI - O Instituto Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem, o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. A qualidade artística oferecida pelo grupo e a dedicação de seus inúmeros participantes cria uma relação íntima entre espectador e espetáculo, fato que se repete todos os anos. E esta identificação público-espetáculo atrai sempre novos integrantes.

“Paixão de Cristo” é um projeto realizado pelo Instituto Lanteri, Prefeitura Municipal de Araucária e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Patrocínio: Sanepar, Copel e Novozymes.

Mais informações: 99623-9464 ou www.grupolanteri.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário