segunda-feira, 15 de abril de 2019

Série Música de Câmara está de volta à Orquestra Sinfônica do Paraná em 2019


A Série Música de Câmara está de volta em 2019. O projeto dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná irá reunir obras para pequenos grupos em quatro noites do ano no Guairinha. Os concertos acontecem às quartas-feiras, 20h30, nos dias 17/4, 19/6, 18/9 e 23/10. Ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Disk Ingressos.
Com o objetivo de aproximar o público dos músicos da OSP, a Série Música de Câmara começou em 2018 trazendo peças de grandes compositores criadas para grupos de 2 a 8 músicos. Além desse papel de aproximação, a música de câmara é também uma oportunidade de aperfeiçoamento técnico e artístico da orquestra. “Acho muito importante para os nossos músicos a oportunidade de apresentar música de câmara para o público”, comenta Stefan Geiger, maestro-titular da OSP. “O público pode acompanhar de perto a evolução dos estudos dos músicos e da orquestra como um todo”.
Na música de câmara não há a figura do maestro. Os grupos se organizam entre si durante ensaios e concerto. Para a violinista Martina Lohmann, além de dar aos músicos o papel de protagonistas do concerto, a música de câmara também possibilita que o público acompanhe as linhas melódicas de cada peça mais facilmente. “A música orquestral é como um almoço de família, com várias conversas acontecendo ao mesmo tempo. É divertido, mas você não consegue prestar atenção em tudo o que acontece. Já a música de câmara é como uma conversa mais calma, em um pequeno grupo, que você consegue acompanhar do começo ao fim”, diz a violinista.
Nos programas de concerto da série para 2019 estão compositores queridos pela orquestra e pelo público como Piazolla, Brahms e Beethoven. Acompanhe a programação completa aqui no site do Teatro Guaíra e nas redes sociais da OSP: facebook.com/OrquestraSinfonicadoParana e @orquestrasinfonicaparana no Instagram.


PROGRAMAÇÃO SÉRIE MÚSICA DE CÂMARA 2019

Série Música de Câmara 1

Quarta-feira, 17 de abril de 2019, 20h30, Guairinha

Steven Verhelst: Devil´s Waltz
André Vieira / Trompa
David Santos / Trombone Baixo


Joseph Haydn: Quarteto em sol maior, Op. 77. Nº 1
Anderson Ancelmo dos Santos/Violino
Vinicius Henrique Batista/Violino
Marcio Ferreira Rodrigues/Viola
Ana Maria Clavijo/Cello (convidada)


Carl Stamitz: Duo nº 1 em dó maior para violas
Marcio Ferreira Rodrigues/Viola
Carlos Tavares/Viola

Nenhum comentário:

Postar um comentário