quarta-feira, 17 de novembro de 2010

5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Cinemateca

Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção da Cinemateca Brasileira, a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul comemora cinco anos em 2010, exibindo 41 filmes de dez países da América do Sul. Inicialmente exibida em quatro cidades, a quinta edição da Mostra será apresentada, ao todo, em 20 cidades brasileiras, quatro a mais que na edição anterior. Curitiba está recebendo a mostra na Cinemateca (rua Carlos Cavalcanti, 1174).

Com entrada gratuita para todos os filmes, a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul também apresenta sessões com audiodescrição e closed caption, o que auxilia e garante o acesso a pessoas com deficiência visual e ou auditiva.

A coordenadora da Mostra, Christiana Freitas, explica que o evento “pretende difundir as temáticas dos Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica, com temas como valorização da pessoa idosa, inclusão das pessoas com deficiência, garantia dos direitos da criança e do adolescente, população de rua, saúde mental, igualdade de gênero, diversidade sexual, preconceito racial, liberdade religiosa, acesso à terra, direito ao trabalho decente, inclusão social, direito à memória e à verdade, entre outros”.

Ainda segundo ela, essa quinta edição da Mostra consolida uma experiência de ação de educação em Direitos Humanos prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos.
As obras participantes estão divididas em três seções: Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

Informações sobre a programação você encontra aqui: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2010/curitiba.php#atalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário