quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Novas exposições ocupam as salas do Museu da Gravura

As salas do Museu da Gravura de Curitiba, no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro), ganharam novas exposições. Com as mostras que estão abrindo, mais as que foram inauguradas anteriormente, o espaço oferece cinco diferentes exposições, dando oportunidade ao público de apreciar numa só visita uma diversidade de técnicas e linguagens artísticas.

A mostra “Eussoutro Soumos” é dos artistas Alex Cabral, Clovis Cunha, Daniel Duda, Denise Roman, Jucimarley Totti, Luiz Rodolfo Hannes, Maikel da Maia, Pierre Lapalu, Ricardo Humberto e Rui Werneck. Os trabalhos são apresentados em diferentes linguagens: desenho, performance, gravura, vídeo, fotografia e texto.

“Fronteiras: uma jornada pelas Américas” mostra em fotografias e vídeos a percepção de Cleverson Antunes de Oliveira sobre uma viagem que realizou do Estado do Texas (EUA), passando pelo México e América Central, até chegar ao Brasil. “Esta aventura implica experimentar limites não apenas geográficos, mas também culturais, psíquicos e sensoriais, além dos próprios limites da arte, onde o deslocamento físico se mistura ao deslocamento de sentidos”, diz o artista.

A terceira exposição é composta por doze gravuras que foram criadas nos ateliês do Museu da Gravura, no Solar do Barão, por artistas brasileiros que vieram a Curitiba em 1995, como integrantes da XI Mostra da Gravura. Naquela época, foram convidados a conhecer os ateliês e a desenvolver ali alguns trabalhos que depois foram incorporados ao acervo do Museu.

Ainda em cartaz no Solar do Barão a exposição “Universos Paralelos”, que reúne artistas gravadores residentes em Curitiba e em Minneapolis (EUA). A mostra propõe um diálogo entre as culturas artísticas brasileira e norte-americana com o intuito de promover novas discussões sobre a produção contemporânea de gravura.

Completa o rol de exposições a coletiva “Pequenos Formatos”, com exposição e venda de gravuras, desenhos, fotografias, publicações, catálogos e pequenos objetos criados por artistas paranaenses. Além do próprio acervo da Loja, estão obras e objetos produzidos pelos artistas especialmente para essa mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário