segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Empresa britânica vai restaurar casa de Tchekhov

A casa onde o dramaturgo russo Anton Tchekhov escreveu alguns dos seus principais trabalhos será restaurada até o final deste ano, após décadas de descaso, afirmou a instituição de caridade britânica que está por trás do projeto.

Em 1898 Tchekhov se mudou para a residência chamada de Datcha Branca, na cidade de Ialta, na costa ucraniana do Mar Negro, com o objetivo de tratar a tuberculose, doença de que sofreu durante grande parte de sua vida adulta e que causou sua morte, em 1904.

Transformada em museu em 1921, a Datcha Branca ficou aos pedaços e teve de ser parcialmente fechada em 2007, afirmou em comunicado nesta semana a Fundação Anton Tchekhov, que tem sede em Londres.

Cercado por ciprestes e árvores frutíferas, Tchekhov escreveu "O Jardim dos Cerejeiras" e "As Três Irmãs" na casa. A costa próxima era o cenário de "A Dama do Cachorrinho".

Criada pela biógrafa e tradutora de Tchekhov Rosamund Bartlett há dois anos, a fundação levantou 392 mil dólares para "reverter o estado desses monumentos históricos muito importantes", afirmou a fundação, destacando que a casa será finalizada ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário