quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Obra "Coca-Cola", de Warhol, é leiloada por mais de US$ 35 mi

Uma tela com a pintura de uma garrafa de Coca-Cola preta e branca, de Andy Warhol, foi vendida por 35,36 milhões de dólares na terça-feira, em um leilão de obras de arte contemporânea e do pós-guerra.
A vendagem de 54 trabalhos, dos quais 91 por cento tiveram compradores, totalizou 222,4 milhões de dólares, incluindo comissões, superando as estimativas pré-venda, de 214 milhões de dólares.
Cinco artistas estabeleceram recordes de leilão, com colecionadores disputando trabalhos da arte do pós-guerra, um setor cada vez mais procurado do mundo da arte.
"Nesse novo mercado, foi um grande sucesso", afirmou Tobias Meyer, chefe mundial de arte contemporânea da Sotheby's e que também trabalha como leiloeiro.
Foi a quarta venda bem-sucedida em duas semanas para a Sotheby's, a Christie's e a Phillips de Pury & Co.
Depois de uma grande queda nas vendas devido à crise financeira de 2008, o mercado conseguiu uma sólida recuperação neste ano, causada em parte pela grande entrada de novos colecionadores de todo o mundo, com novas fortunas obtidas por meio do petróleo, do gás e do ouro.
Liderada pela tela de Warhol chamada "Coca-Cola (4) (Grande Coca-Cola)", que superou as previsões de ser vendida por até 25 milhões de dólares, a vendagem foi mais uma evidência do crescente apetite pelos trabalho do pós-guerra.
Tal mercado, ao lado da arte contemporânea, tem chegado perto e às vezes ultrapassado a demanda pelas categorias de leilão de obras impressionistas e "modernas".
"O que está acontecendo é que as pessoas estão saindo do mercado impressionista e entrando nesse mercado. Está se tornando um mercado", afirmou Meyer.
Os preços pagos por importantes obras de Warhol colocaram o artista na mesma categoria de Matisse e Picasso, disse.
Na segunda-feira, "Men in Her Life", um retrato com imagens de Elizabeth Taylor, foi vendido por 63,4 milhões na Phillips.

Nenhum comentário:

Postar um comentário