segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Livros contam história do teatro no Paraná

Três livros ligados à história do teatro paranaense serão lançados no evento Conexões Teatrais, dia 1º de dezembro, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas. São eles: “Dramaturgias Curitibanas – Textos Inéditos”, “Anuário do Teatro Curitibano” e “Memórias de Pavilhão”. Antes do lançamento será feita a leitura dramática da peça “O Cavalo Branco de Muriah”, de Renato Perré, com os integrantes da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

O livro “Dramaturgias Curitibanas – Textos Inéditos” contém o texto de duas peças teatrais, entre elas “O Cavalo Branco de Muriah”. Renato Perré conta a história de um menino sonhador que, em sua cadeira de rodas, consegue fazer com que todos andem ao encontro do seu estimado Cavalo Branco. Já a peça “Reivaldo e Dagobé”, de Carlos Enéas Lour, tem como fonte referencial o universo de Guimarães Rosa. É um mergulho na obra deste escritor que registrou regionalismos jamais escritos na literatura brasileira.

O livro “Memórias de Pavilhão”, com texto de Zeca Corrêa Leite e produção de Dimas Bueno e Tatiane Iovanovitchi, faz uma homenagem aos grandes artistas paranaenses que por muitos anos levaram alegria e emoção pelas cidades do país. O evento também conta com o lançamento do “Anuário do Teatro Curitibano”, obra que contempla toda a produção do ano de 2009 com imagens e ficha técnica dos espetáculos e a relação dos indicados e vencedores do Prêmio Gralha Azul.

O Anuário do Teatro Curitibano é organizado todos os anos, desde 2001, pela Fundação Cultural de Curitiba. O anuário traz também os indicados e premiados no Troféu Gralha Azul, principal premiação oferecida aos profissionais do teatro do Paraná. Além da versão impressa, ele está disponível em formato eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário