quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Camerata Antiqua de Curitiba mostra o Romantismo Alemão

O maestro mineiro Jayme Guimarães, convidado para comandar a Camerata Antiqua de Curitiba neste fim de semana, preparou um repertório que reúne obras de W. A. Mozart, Johannes Brahms, Felix Mendelssohn Bartholdy e Franz Schubert. O espetáculo, que integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo, tem apresentações na Igreja Bom Jesus, às 20h de sexta-feira (12), e na Capela Santa Maria, às 18h30 de sábado (13).

O público terá a oportunidade de apreciar a produção de alguns dos compositores expoentes do Romantismo Alemão, movimento que nasceu no final do século 18, espalhando-se por todo o Ocidente e renovando as raízes culturais da civilização. O concerto está na programação da Corrente Cultural, movimento que até o dia 14 de novembro faz de Curitiba palco das mais diversas manifestações artísticas.

A obra "Adágio e Fuga", do austríaco Mozart, abre o programa, representando os compositores clássicos, que tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Na sequência, estão composições de Brahms, Mendelssohn e Schubert, retratando a liberdade de forma buscada pelos românticos, com a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando os seus pensamentos mais profundos, inclusive as suas dores.

"As melodias tornam-se apaixonadas, semelhantes à canção. As harmonias tornam-se mais ricas, com maior emprego de dissonâncias. Apesar disto nossos representantes do romantismo e suas obras escolhidas para esta apresentação basearam suas obras em textos sacros, mas são certamente os grandes nomes deste período musical na Alemanha", destaca Wagner Polistchuk, diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário