terça-feira, 30 de novembro de 2010

Eliane Prolik assina nova intervenção no Espaço de Arte Urbana

A artista plástica Eliane Prolik assina a nova intervenção do Espaço da Arte Urbana, aberta neste domingo (28). A obra “Aceite - Cor, Forma, Ação”, ocupa o Espaço de Arte Urbana e se estende pela fachada das lojas da Galeria Júlio Moreira (Largo da Ordem). O trabalho, que vem sendo desenvolvido ao longo de 2010, é composto por papel de seda colorido e película adesiva transparente.

“Aceite” tem a proposta de ampliar o conceito de arte urbana, que na opinião da artista não se limita ao grafite. No seu caso, a proposta leva em consideração que as pessoas devem “aceitar” a obra que ocupa o espaço coletivo, por isso optou pelo uso de materiais singelos, do qual as pessoas se apropriam no seu cotidiano.

O papel de seda traz uma tradição popular presente em nosso imaginário. Colorido, transparente, delicado, o material permite uma ação poética e visual inscrita sobre diversos lugares, em comunicação direta com a cidade”, explica Eliane, que é um dos principais nomes da arte paranaense contemporânea.

Uma prévia da sua exposição foi feita durante a Corrente Cultural, promovida no início de novembro pela Fundação Cultural de Curitiba. Naquela semana, a artista aplicou as colagens em diversas bancas de revistas do centro da cidade, chamando atenção para a sobreposição de cores e formas geométricas. As pessoas eram atraídas pela imagem e quando chegavam perto se davam conta da simplicidade poética da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário