terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Arte cosmopolita produzida na Alemanha é tema de mostra na Casa Andrade Muricy

Aberta ao público na Casa Andrade Muricy (CAM), a mostra “Espaço de Arte Alemanha”, organizada em parceria com o Institut für Auslandsbeziehungen – Instituto de Relações com o Exterior da Alemanha.
A exposição apresenta um olhar curioso sobre o mais novo “Espaço de Arte Alemanha”, cujo desenvolvimento tem relação com a abertura política cultural da federação alemã. Desde os anos 1990, muitos artistas de outras nações escolheram o país como ponto central de sua vida e de seu trabalho. Em pouco tempo eles se integraram à produção de arte germânica, se tornando parte do discurso cultural local. Ao assumirem atividades acadêmicas na Alemanha, ampliaram os horizontes da produção, o que tornou as faculdades locais de estudos atrativos para jovens artistas do país e do estrangeiro. Ao lado dos alemães, são principalmente os artistas imigrados para a Alemanha que marcam hoje a vida artística.
Esta é a primeira mostra realizada transnacionalmente na esfera da política cultural exterior da Alemanha. Os trabalhos de artistas, como a sul-africana Candice Breitz, o britânico Tony Cragg, a suíça Marianne Eigenheer, a turca Ayse Erkmen, a alemã Christine Hill, a checa Magdalena Jetelová, o dinamarquês Per Kirkeby, o norte-americano Joseph Kosuth, a belga Marie-Jo Lafontaine, o sul-coreano Nam June Paik, o italiano Giuseppe Spagnulo e o holandês Herman de Vries representam a pluralidade entre culturas distintas. Além de apresentar posicionamentos exemplares dos últimos 40 anos, a exposição investiga seu significado e sua influência sobre temas, mídias e formas de expressão do discurso atual.
Casa Andrade Muricy está situada na Alameda Dr. Muricy, 915, Centro e fica aberta à visitação de terça a sexta-feira das 10 às 19h; sábado e domingo das 10 às 16 horas, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário