sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Balé "A Sagração da Primavera" volta ao Guairão

O Balé Teatro Guaíra (BTG) e a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) voltam ao palco do Guaíra para apresentar "A Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky, entre os dias 7 e 9 de dezembro, sexta-feira e sábado às 20h30 e domingo às 18h.
A obra de Stravinsky é considerada um dos marcos iniciais da modernidade, que em 2013 completa 100 anos. Coreografada pelo russo Vaslav Nijinsky, a estreia foi em Paris, no teatro dos Champs-Élysées, e foi bem recebida pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por tratar de um grande ritual sacro-pagão. Na coreografia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas.
A montagem apresentada pelo Balé Teatro Guaíra, coreografada por Olga Roriz, se distancia do conceito original em dois aspectos: o protagonismo incomum do personagem Sábio, que ocupa posição relevante e o fato da personagem eleita não ser tratada como vítima e sim privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz. A regência da Orquestra Sinfônica do Paraná é do maestro Osvaldo Ferreira.
Os ingressos para “A Sagração da Primavera” custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada conforme previsto em lei). Informações: 3304-7982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário