quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo 2012 anuncia vencedores

Originalidade, qualidade, currículos do diretor e da empresa produtora e a viabilidade de realização do orçamento proposto foram avaliados em cada um dos 23 projetos (10 longas-metragens e 13 telefilmes) inscritos na edição 2012 do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O longa-metragem vencedor foi “O homem que matou a minha amada morta” da Grafo Audiovisual. O diretor do filme é Aly Muritiba, que teve o curta-metragem “A Fábrica” na lista dos 11 semifinalistas ao Oscar 2013.
Na categoria telefilmes, os classificados são: “O Amor de Catarina e a Caixa de Sapatos”, da WG7 Agenciamento e Produções; “Blindagem - Não Quero Morrer De Frio, Eu Quero Morrer De Rock”, da Coelho Produções Artísticas; e “Vladson”, da Citizencrane Produções Artísticas.
O prêmio está em sua quarta edição e vai distribuir 1.540 milhão de reais para a produção dos filmes, que já terá início no ano que vem, sendo 1 milhão de reais para um longa-metragem e 540 mil reais para três telefilmes, 180 mil para cada um. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial do Estado do Paraná.

Histórico - Instituído pela Lei n.º 14.279/04, o prêmio teve sua primeira edição em 2004, quando foi selecionado o longa “Corpos Celestes”, de Fernando Severo e Marcos Jorge, e os telefilmes “Caminho da Escola”, de Heloisa Passos, “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”, de Guto Pasko, e “O Coro”, de Werner Schumann. Na segunda edição, os selecionados foram “Mistéryos”, longa dirigido por Beto Carminatti e Pedro Merege Filho, e os telefilmes “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, “Guerra Dentro da Gente”, de Paulo Munhoz, e “Amadores do Futebol”, de Eduardo Baggio.
A última edição do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo foi realizada em 2008. O longa vencedor foi "Curitiba Zero Grau", de Eloi Pires Ferreira. Os três telefilmes classificados foram "Deserto D'Água", documentário de Heloisa Passos, "Geada Negra", documentário de Adriano Luís Andrade Justino, e "Gol a Gol", ficção de Adriano Esturilho e Fábio Allon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário