terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Salão Paranaense expõe trabalhos premiados

As obras de 20 artistas brasileiros selecionados no 64° Salão Paranaense estão expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Uma das principais premiações de artes plásticas do Brasil, o Salão registrou um número recorde de inscrições. Foram 833 propostas enviadas por artistas de 18 estados.
O número expressivo de inscrições coincide com a primeira edição do Salão em um formato atualizado, após um ano de reflexão e discussão sobre o papel dos espaços dedicados à arte no Paraná.
 Além de inovar com o Prêmio Residência, o Salão continua mantendo sua missão de revelar talentos e abrir os espaços do Museu de Arte Contemporânea para a apreciação e reflexão permanente sobre o universo das artes visuais”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

PREMIAÇÃO - Os autores serão premiados com o valor total de R$ 205 mil. Entre os destaques estão os trabalhos de Mariana Marcassa, de São Paulo, e do paranaense Daniel Duda, vencedores do Prêmio Residência instituído nesta edição do Salão.
Para a artista plástica Denise Bandeira, uma das curadoras da mostra, merecem destaque ainda a instalação sonora Teia, de Paulo Nenflidio, e o vídeo Bronze Revirado, do mineiro Pablo Lobato. “Cada uma a seu modo, essas obras fazem uma crítica à produção industrial e à automatização da sociedade contemporânea”, pontua.
Os dois trabalhos receberam o Prêmio Aquisição e serão incorporadas ao acervo do MAC. Proveniente, quase que em sua totalidade, das diversas edições do Salão, esse acervo reúne obras de artistas como Tomie Ohtake, Burle Marx, Juarez Machado e Poty Lazzarotto, entre outros.
Além dos artistas selecionados, o Salão apresentará ainda a produção de mais cinco artistas convidados pelo comitê curatorial. Armando Queiroz, de Belém do Pará, Carmela Gross, de São Paulo, Mabe Bethônico, de Belo Horizonte, Rosana Paulino, de São Paulo, e Rodrigo Braga, de Manaus – que participou da 63ª edição do Salão Paranaense como artista selecionado, participa este ano da 30ª Bienal de São Paulo e, agora, volta ao Salão Paranaense como convidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário