terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cinemateca recebe a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

O Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Curitiba, promove até sábado (8) a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com a apresentação de 37 filmes, na Cinemateca. A mostra deste ano traz como novidade o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, que chegam para popularizar e descentralizar as exibições de filmes visando atingir uma parcela da população que historicamente não tem acesso às salas de cinema.
A mostra de cinema tem por objetivo promover o debate e uma reflexão quanto à diversidade e ao respeito aos direitos humanos. A mostra de 2012 teve 255 filmes inscritos, dos quais 37 foram selecionados para serem exibidos em 27 capitais do país.
Nesta edição, a mostra homenageia Eduardo Coutinho, considerado pela crítica especializada como um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Entre as obras cinematográficas do diretor, que estarão em exibição, constam “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), “Santo Forte” (1999) e “O Fio da Memória” (1991).
A mostra também apresenta uma série de títulos inéditos no circuito comercial, como os longas-metragens “Hoje”, de Tata Amaral, e “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. Entre os destaques da programação estão “Chocó”, de Johnny Hendrix Hinestroza, lançado pelo Festival de Berlim neste ano - que já alcançou um público de meio milhão de expectadores na Colômbia - e “A Fábrica”, produção curitibana, dirigida por Aly Muritiba e que integra a lista dos 11 pré-selecionados para o Oscar.
O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC,) Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, e tem capacidade para 104 lugares. Confira a programação completa da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no site www.cinedireitoshumanos.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário