segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Corina Ferraz apresenta metáforas poéticas no Masac

A pintura de Corina Ferraz, considerada uma das expressões paranaenses da arte naïf (denominação da corrente que aborda os contextos artísticos de modo espontâneo e com plena liberdade estética e de expressão), toma conta do Masac – Museu de Arte Sacra da Arquiodiocese de Curitiba, com a exposição “Ceias Sertanejas”. A mostra permanece aberta ao público até o dia 3 de março de 2013.
Com oito telas que retratam a Santa Ceia, Nossa Senhora com pescadores e a Arca de Noé, a exposição completa-se com um mosaico da Igreja da Ordem. As obras são verdadeiras metáforas poéticas, capazes de transformar a complexidade do mundo numa forma artística de aparente simplicidade.
 Aproveitando o ar brejeiro que nos circunda, essa atmosfera lírica e vernacular a que chamamos Brasil, Corina nos apresenta Santas Ceias tropicais, rodeadas de pássaros revoados e bandeirinhas de festa junina. Ao redor da fatídica mesa, a metafísica do sofrimento redentor se transforma em alegria festiva e partilhada. Ao invés do pão e do vinho, com suas metáforas trágicas de carne e sangue, nos vemos diante de homens simples e felizes, que se deliciam com melancias, bananas e abacaxis: homens que brindam à vida com a leveza de um suco de manga”, destaca o crítico, professor e historiador da arte Artur Freitas, no texto de apresentação da exposição.
Nascida em Leme (SP), em 1948, a pintora Corina Ferraz ingressou na Universidade de Artes Plásticas de Ribeirão Preto – Unaerp, tendo concluído seus estudos na Escola de Música e Belas Artes de Curitiba – Embap, em Curitiba, onde vive desde 1971. A artista trabalhou como ilustradora em agências de propaganda, estúdios de arte e editoras, ampliando sua formação em cursos de desenho animado, aerografia, produção gráfica e cartum, além de aperfeiçoamento em litografia, calcogravura e xilogravura.
A exposição “Ceias Sertanejas” está aberta à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário