sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Biblioteca Pública do Paraná lança o gibi Bóing

Neste sábado (8), a Biblioteca Pública do Paraná promove o lançamento do gibi Bóing. A publicação - que será distribuída gratuitamente - reúne as melhores histórias em quadrinhos da primeira turma do curso de HQ da Seção Infantil da BPP. No evento, que acontece no auditório Paul Garfunkel, a partir das 10 horas, também haverá bate-papo com o professor do curso de HQ, Rodrigo Belato, e com o escritor Fábio Yabu. A entrada é franca.
 A ideia do Bóing surgiu logo nas primeiras aulas. Houve necessidade de apresentarmos os trabalhos das crianças mas, ao invés de uma exposição, pensamos que o mais interessante para todos seria publicar um gibi. Afinal, o público poderá ler as HQs com calma, levar para casa e colecionar”, afirma Belato, que também atuou como editor do gibi.
O curso de HQ da BPP teve início em maio de 2012 e utiliza os quadrinhos como ponto de contato para ampliar os horizontes e apresentar aos interessados diversas linguagens, além de incentivar a prática da leitura. Aproximadamente 80 pessoas, de idade entre 6 a 15 anos, participaram das atividades, em um total de três turmas - todos os participantes desenvolveram suas histórias e personagens.
 Fazer com que a criança conheça a leitura e compreenda a criação de um formato que une desenho e texto permite que ela opine sobre os mais variados temas. Também são apresentados os estilos mais conhecidos dessa arte, como o cartoon, os super-heróis, o mangá, HQ europeia, americana e, claro, a brasileira, todos acompanhados da história das HQs, onde apresento desde a primeira HQ até curiosidades da criação de personagens do mundo dos quadrinhos e do desenho animado”, explica Belato.
Uma nova turma vai iniciar as atividades em março de 2013 - os interessados devem procurar a Seção Infantil da BPP. As inscrições são gratuitas. Já está programado o gibi Bóing N.º 2, com as histórias em quadrinhos da segunda e terceira turmas do curso .
Mais informações: 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário