sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Museu Oscar Niemeyer expõe o lirismo do modernista Di Cavalcanti

Para continuar com as comemorações de uma década do Museu Oscar Niemeyer (MON), o espaço recebe a exposição “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”. A mostra é uma retrospectiva de um dos mais expressivos artistas do período modernista da arte brasileira, que retratou o povo e a cultura do nosso país. Aproximadamente 80 obras, divididas entre trabalhos sobre tela, papel, desenhos e aquarelas, estão na mostra e retratam a intimidade e a vertente lírica do pintor e desenhista carioca. O curador Olívio Tavares realizou uma seleção dos trabalhos mais significativos do artista presentes tanto em acervos museológicos do Brasil quanto em coleções particulares.
A carreira artística de Di Cavalcanti se iniciou em 1914, quando aos 13 anos publicou, na Revista FON-FON, no Rio de Janeiro, sua primeira caricatura. Foi morar em São Paulo para estudar Direito e acabou atuando como jornalista no jornal O Estado de São Paulo. Aos 20 anos, começou sua produção como pintor e no mesmo ano fez sua primeira exposição individual. Di Cavalcanti foi também um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.

Mais MON - Além da inauguração da exposição sobre o modernista, ocorre o “Mais MON”, dia com atividades especiais e em que o museu fica aberto até as 20 horas, sendo que entre 18h e 20 horas a entrada é gratuita no MON. A programação inicia às 18 horas com o lançamento do making of  “Múltiplo Leminski”, que será exibido no Olho; e às 18h30 haverá uma visita medida com Estrela Leminski pela exposição que revela peculiaridades de seu pai, o artista multifacetado Paulo Leminski.
O Museu Oscar Niemeyer situa-se na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico e está aberto à visitação pública de terça a domingo, das 10h às 18 horas. Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário