sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Camerata Antiqua encerra temporada 2012 de concertos com obras natalinas de Bach

Neste fim de semana, a Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2012 patrocinada pela Volvo com o concerto “Cantatas de Advento e de Natal”, reunindo obras de Johann Sebastian Bach, tendo como regente convidado o maestro mineiro Luís Otávio Santos. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (14) e às 18h30 de sábado (15).
O programa leva ao público algumas das composições mais admiráveis de Bach, escritas em curto espaço de tempo – uma a cada semana – o que demonstra a excepcionalidade do compositor. “Nesse ritmo acelerado, Bach conseguia compor uma cantata melhor que a outra”, analisa Luís Otávio Santos, que também integra o conselho artístico da Camerata.
No repertório estão três cantatas compostas durante o período em que Bach dirigia atividades musicais na cidade alemã de Leipzig, cargo que passou a ocupar em 1723. São elas: BWV 36 - Schwingt freudig euch empor, BWV 62 - Num Komm, der Heiden Heiland e BWV 121 - Christum wir sollen loben schon, que se destacam pelo dinamismo e interação entre instrumentos e vozes.
A intenção do maestro Luís Otávio é resgatar a antiga forma de interpretação, devolvendo a estética interrompida. “Na música antiga, a interpretação é mais retórica, mais eloquente. E a Camerata sempre teve um olhar atento para essas obras”, ressalta. Para Luís Otávio, é importante diminuir o abismo entre os músicos que tocam em orquestras modernas e os que executam música antiga. “Vejo como compromisso a interpretação da música antiga contextualizada”, diz o maestro sobre um trabalho que se convencionou chamar de interpretação historicamente informada, e que teve início em 1950.
Os ingressos para estas apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário