quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Autores recebem Prêmio Paraná de Literatura

Um grande público prestigiou a entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2012, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro, no auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná. Alexandre Vidal Porto, Lila Maia e José Roberto Torero foram os vencedores, respectivamente, nas categorias romance, poesia e conto. A cerimônia contou com as presenças do secretário de estado da Cultura, Paulino Viapiana, do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, e da diretora-geral da Secretaria de Estado da Cultura, Valéria Marques Teixeira.
Durante a solenidade, foram apresentadas as obras vencedoras do Prêmio Paraná de Literatura 2012: "Sérgio Y. vai à América", de Alexandre Vidal Porto; "As maçãs de antes", de Lila Maia e "Panis et circenses", de José Roberto Torero. Cada título tem tiragem de 1 mil exemplares, cada autor vencedor recebeu 100 exemplo - a BPP vai distribuir os livros para as bibliotecas do Paraná e de outros Estados. O secretário Paulino Viapiana lembrou que o Prêmio Paraná é mais uma ação que visa dar acesso à cultura ao cidadão. “O Prêmio, além de colocar o Paraná no centro das discussões culturais, dá início à Biblioteca Paraná, uma iniciativa que com certeza vai movimentar a cena literária”, disse Viapiana.
Já o diretor da BPP, Rogério Pereira, chamou atenção para o fato de que o Prêmio Paraná de Literatura 2012 surge em um momento de valorização e discussão do livro e leitura no país. “A leitura está sendo discutida como nunca no país. Isso é muito bom. O Prêmio integra esse contexto”, afirmou Pereira. O diretor lembrou ainda que, no passado, o Paraná promoveu o Concurso Nacional de Contos, que teve grande repercussão e que valorizou o talento de grandes nomes, como Dalton Trevisan, Clarice Lispector, João Antônio e Luiz Vilela. “Queremos recuperar a importância desse Prêmio, que já foi uma referência nacional”, completou Pereira.
Biblioteca Paraná - A publicação dos três livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2012 marca o início do selo editorial Biblioteca Paraná, que tem o objetivo de editar obras relevantes de autores nascidos ou radicados no Estado, além de reeditar títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário