sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Exposição apresenta arquitetura da década de 1930 em Curitiba


O Memorial de Curitiba sedia a exposição “Arquitetando Curitiba na década de 1930”, resultado de uma pesquisa realizada pela antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse e pela arquiteta Elizabeth Amorim de Castro, por meio do Fundo Municipal da Cultura.
“Arquitetando Curitiba na década de 1930” expõe projetos arquitetônicos do engenheiro Eduardo Fernando Chaves que, durante 31 anos de vida profissional, acompanhou o processo de urbanização da cidade e incorporou em seus projetos as inovações tecnológicas e programáticas daquela época.
Entre 1912 e 1943, o arquiteto realizou 220 obras, distribuídas em projetos arquitetônicos e estruturais, construções e fiscalizações de diversos tipos de habitações, escritórios, edifícios comerciais e residenciais, igrejas e educandários, reformas, ampliações e muros de vedação. São edificações de um a sete pisos, com área variando entre 36 e 1300 m², diversos usos e múltiplas técnicas (madeira, alvenaria autoportante e concreto armado).
A obra de Eduardo Chaves também é tema do livro “As virtudes do bem-morar”, este viabilizado pelo Mecenato Subsidiado e incentivado pelo Banco do Brasil. O livro registra a sua grande e diversificada produção – palacetes, vilas, bangalôs, casas de comércio, escritórios, depósitos, instituições, além de reformas, ampliações e muros que o engenheiro projetou, calculou, fiscalizou ou administrou. De acordo com as autoras, sua obra incorpora os princípios da “casa moderna”, relacionando-se com o processo de modernização de Curitiba (com a introdução da infraestrutura urbana), e remete à valorização do conforto, da privacidade, da higiene, da individualidade e da modernidade.
A exposição “Arquitetando Curitiba na década de 1930” está aberta à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9h às 12 h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das
9h às 15h, com entrada franca. Informações: 3321-3313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário