sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cinemateca apresenta filmes do projeto Tela Brilhadora

A Cinemateca de Curitiba apresenta, nos dias 2 e 3 de dezembro, os filmes que integram o projeto Tela Brilhadora, do cineasta Júlio Bressane. O projeto reúne quatro longas-metragens realizados por Bressane e por três colaboradores que trabalharam com ele nos últimos 15 anos: “Garoto”, dirigido por Júlio Bressane; “O Prefeito”, de Bruno Safadi; “Origem do Mundo”, de Moa Batsow e “O Espelho”, de Rodrigo Lima. Os filmes, já exibidos em diversos festivais pelo mundo, resgatam a figura do produtor-realizador e do cinema de autor. As sessões são gratuitas.

Dia 2, 16h
GAROTO (Brasil, 2015, ficção, cor, 76’)
Inspirado no conto “O Assassino Desinteressado Bill Harrigan”, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez.
Direção: Julio Bressane
Elenco: Marjorie Estiano, Gabriel Leone, Josie Antello
Classificação: Livre

Dia 2, 19h
O PREFEITO (Brasil, 2015, ficção, cor, 70’)
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro quer entrar para a história. Para tanto, decide separar o Rio do Brasil e fundar um novo país.
Direção: Bruno Safadi
Elenco: Nizo Neto, Djin Sganzerla, Gustavo Novaes
Classificação: 14 anos

Dia 3, 16h
O ESPELHO (Brasil, 2015, ficção, cor, 65’)
Um misterioso chamado atrai um homem até a porteira de um sitio abandonado. Uma mulher emerge do lodo, do fundo de um lago, um espelho d’água. Eles se encontram, se aproximam e um feitiço é lançado. Juntos, experimentam os maravilhosos encantos da alucinação, das lembranças, dos sonhos. Reflexos na água revelam segredos escondidos na natureza da alma. “O Espelho” é uma recriação do conto homônimo do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908).
Direção: Rodrigo Lima
Elenco: Ana Abbott, Augusto Madeira
Classificação: 14 anos

Dia 3, 19h
ORIGEM DO MUNDO (Brasil, 2015, documentário, cor, 64’)
Este documentário fantástico procura resgatar os registros pré-históricos brasileiros por meio da cultura popular, do folclore e das lendas ligadas ao assunto. Um olhar sobre a origem da nossa história conduzida por personagens reais, anciões do interior do Brasil, que mantêm os mitos passados por séculos nos pequenos grupos sociais. Os textos são de Bernardo Silva Ramos, um dos pioneiros na descoberta e interpretação da arte rupestre.
Direção: Moa Batsow
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário