segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cinemateca recebe lançamento do projeto “101 Músicas de Waltel Branco”

A Cinemateca de Curitiba recebe nesta terça-feira (13), às 20h, o lançamento do projeto “101 Músicas de Waltel Branco”, que inclui um documentário sobre o artista.  O projeto foi desenvolvido para marcar os já passados 80 anos de vida do consagrado músico, satisfazendo o seu desejo de gravar em estúdio algumas de suas inúmeras composições escritas nos últimos anos, em um período de reclusão pública. A entrada é gratuita.
O material completo, que levou anos para ser produzido, reúne um box de quatro CDs com músicas inéditas e registros raros e históricos de Waltel gravadas pelo próprio autor ao violão, um site completo em homenagem ao músico e um documentário com depoimentos e imagens da gravação do artista com outros músicos curitibanos, como Rogéria Holtz, Endrigo Bettega, Glauco Solter, Fábio Cardoso, Saul Trumpet, Hélio Brandão e Sérgio Albach. Idealizado pelo produtor musical Virgílio Milléo, o projeto busca preservar a história da música de Curitiba na figura de um de seus maiores expoentes ainda em atividade.
Um registro de músicas de Waltel Branco, por ele próprio e com mais de 80 anos de idade é algo único e inédito, uma obra imortal que será aproveitada por inúmeras gerações”, ressalta Milléo, que possui admiração de longa data por Waltel. “Tive o privilégio de recebê-lo em meu estúdio inúmeras vezes para gravações de modo informal. Esse clima de admiração e receptividade nos levou a criar esse projeto, que foi sendo desenvolvido aos poucos, até que chegamos ao número de 101 músicas”, complementa Milléo, que contou com o apoio do diretor de fotografia e montador Rafael Dorta, e do produtor executivo Adriano Esturilho.
Além do trabalho artístico, o projeto faz o registro histórico da vida e da obra de Waltel, que poderá ser consultado a qualquer tempo por meio do site. Além disso, mais da metade da tiragem dos CDs terá distribuição gratuita para escolas de música, faculdades e universidades, historiadores, pensadores do patrimônio imaterial, formadores de opinião, entre outros.

WALTEL BRANCO - Compositor, arranjador e maestro reconhecido dentro e fora do país, Waltel Branco trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Dorival Caymi, João Gilberto, Gal Costa, Astor Piazzola, Cazuza, Cartola dentre outros. Durante 20 anos compôs temas, trilhas e arranjos para a televisão, além de dezenas de trilhas para cinema e orquestras. Teve músicas gravadas por diversos artistas, como Elis Regina, no Brasil, e Eva Fampas, na Grécia. É um dos criadores de uma mistura de jazz, música cubana e brasileira que veio a alterar a salsa e posteriormente influenciou o jazz fusion, do qual é considerado um dos precursores. Lenda viva, nos últimos anos, já com mais idade, o compositor recolheu-se e vive em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário