sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Vocal Brasileirão e Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba interpretam Tom Jobim

Um encontro inédito entre o Vocal Brasileirão e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba acontece neste sábado (3) e domingo (4) às 18h30, na Capela Santa Maria. O espetáculo, que tem a direção musical de Vicente Ribeiro e direção cênica de Marino Galvão Jr., revisita a obra de Antônio Carlos Jobim a partir de um recorte que privilegia suas obras de inspiração nacionalista, sobretudo na fase pós-bossa nova (1970-1994).
Esse período selecionado das obras de Tom Jobim refere-se à fase em que o compositor volta seu olhar para o Brasil e utiliza modernas técnicas de composição, apresentando assim a aproximação entre a música popular e a música de concerto. Segundo Ribeiro é também essa ligação que o encontro do Vocal com a Orquestra pretende expor, não só através das obras apresentadas, mas também na formação dos grupos para o concerto.
Essa ligação da música nacional popular com a música erudita é característica tanto nas obras de Tom Jobim como em Villa Lobos, a fronteira que muitos enxergam entre os estilos não eram aparentes para eles. Tom ao mesmo tempo que trabalhava com música popular, fez diversas composições com coro erudito”, esclarece Vicente.
O representante da Orquestra, Francisco Freitas reforça a explicação do diretor musical e explica que Tom Jobim tem uma linguagem muito própria para cordas e apresenta um som macio, com harmonias bem exploradas e complexas. “A gente tinha muita curiosidade para fazer esse trabalho, são vozes muito apuradas, puras e é um timbre que a orquestra curte muito. Nunca tínhamos atravessado tão a fundo na música popular”, conclui Freitas.
No repertório, obras como “Quebra-Pedra” (1970), “Águas de Março” (1972), “Boto” (1976), “Borguezim” (1987) e “Pato Preto” (1994) contam com arranjos inéditos, escritos especialmente para esse espetáculo por Vicente Ribeiro e Bia Paes Leme (RJ).
Os ingressos para esta apresentação do Vocal Brasileirão e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário