quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Museu e Centro de Tecnologias da Sanepar comemoram três anos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comemorou os três anos de inauguração do Espaço Tarumã, que abriga o Museu do Saneamento e o Centro de Tecnologias Sustentáveis (Cets). Os dois funcionam no mesmo prédio da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, a primeira de Curitiba, hoje desativada.
O Museu abriga salas de exposição de longa e curta duração, reserva técnica e laboratório de conservação. O Cets é um centro de pesquisas que conta com laboratórios para testes que buscam a melhoria de processos e produtos da Companhia. Inaugurados em 24 de novembro de 2013, abrindo as comemorações internas do Dia do Rio, o Museu e o Centro de Tecnologias são duas pontas importantes da história da Sanepar. Eles ocupam uma área construída de cerca de 5 mil metros quadrados.
No Museu, temos a preservação de nossa história, da memória de todos aqueles inventos, de todas as tecnologias e de todos os homens que ajudaram a construir tudo o que temos de saneamento no Paraná. No Centro, estamos apontando para o futuro, com o que há de mais inovador e tecnológico no setor de saneamento”, diz o diretor de Meio Ambiente da Companhia, Glauco Requião.

MUSEU - Conta com mais de 8 mil itens catalogados no acervo. O visitante pode conhecer objetos, equipamentos, vestuário, mobiliário, fotografias, documentação impressa e manuscrita e de áudio e vídeo, projetos técnicos de engenharia e arquitetura que datam desde 1875.
O espaço conta com uma programação de exposições, algumas delas permanentes. O Museu fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, no Tarumã, em Curitiba, e está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Também são realizadas visitas mediadas. Para mais informações escreva para visitas@sanepar.com.br

CENTRO DE PESQUISAS - Com pesquisadores que são empregados da Sanepar e outros de instituições externas, em intercâmbio, o Cets realiza diversos tipos de investigação científica. A equipe produz artigos e livros com os resultados de seus trabalhos e auxilia áreas operacionais da Sanepar a melhorarem seus processos, de forma mais sustentável, econômica e eficiente.
O Centro possui laboratório de protótipos, com tecnologia para monitoramento da produção de biogás em Foz do Iguaçu, estações-piloto de água e de esgoto, biblioteca e a Sala dos Continentes, criada para abrigar pesquisadores de instituições estrangeiras, durante seu período de estudos na Sanepar.
Atualmente, a Companhia conta com a parceria de diversas entidades de pesquisa, como a Universidade do México, a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e a Unesco-IHE, da Holanda, além de parceiros nacionais.

ESPAÇO TARUMÃ - Inaugurada em 1945, a ETA Tarumã, foi a primeira grande obra de engenharia de saneamento, abastecendo com água tratada a população de Curitiba e, posteriormente, Pinhais, por mais de cinco décadas. Em 2011, o prédio da ETA Tarumã, onde funciona Espaço Tarumã - com o Museu do Saneamento e o Centro de Tecnologias Sustentáveis - tornou-se uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), tendo reconhecido seu valor como patrimônio histórico de Curitiba.

EXPOSIÇÃO - Para as comemorações do aniversário do Espaço e do Dia do Rio, o Museu abriu a exposição “A Água da Sanepar é de Beber”, com imagens produzidas por seus empregados e escolhidas em um concurso interno para ilustrar o calendário de mesa da Companhia em 2017. A exposição permanece durante o próximo ano na entrada do auditório do Espaço Tarumã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário