quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Fotógrafo Marcelo Dallegrave expõe registros de suas viagens

O fotógrafo Marcelo Dallegrave abriu no Armazém La Grappa a exposição “A Viagem de Marcelo”, com 36 fotos (o número remete à quantidade de poses de um rolo de filme) ampliadas em 15cm X 15cm.
Os registros foram realizados ao longo dos últimos dez anos em viagens de férias pelo Brasil, Argentina, Uruguai, México, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Itália e Suíça e selecionados com a ajuda do repórter fotográfico Theo Marques, curador da mostra.

A MOSTRA - Marcelo Dallegrave não é um viajante comum. Ele não participa de qualquer planejamento que antecede uma viagem. Simplesmente vai, livre de expectativas e de informações turísticas, arrastado pela empolgação de quem o acompanha, rumo ao desconhecido.
Em “A Viagem de Marcelo”, interessa o momento em que os pássaros pousam alinhados no gramado do famoso estádio; a arte urbana colada ao bueiro prestes a ser destruída; o recorte geométrico da fachada de um prédio qualquer; a harmonia dos fios, parafusos e tubulações do motor do carro centenário exposto no museu.
Como seu ídolo, o pintor holandês Piet Mondrian, Marcelo converge seu olhar para um pedaço do todo, para as linhas que sustentam a imagem desconstruída, fatiada, mutilada pelas lentes do fotógrafo. Não importa a latitude e a longitude da paisagem no mapa ou a história que lhe deu origem.

O FOTÓGRAFO - Dallegrave começou a atuar profissionalmente com fotografia em 1996, como responsável pelo laboratório e pela cobertura fotográfica de festivais de cinema brasileiros para o acervo do Museu da Imagem e do Som de Curitiba (MIS), instituição na qual hoje atuou posteriormente como conselheiro.
Como repórter fotográfico, foi colaborador da coluna Cinemaskope, do cineasta TiomKim; da revista Pocket; do jornal Alô Negócios; do site O Plano B e da revista TopView.
Foi aluno de Leopoldo Plentz, Claus Meyer, Ruy Guerra e do italiano Francesco Arese, na cidade de Florença.
Premiado no 16º e 17º Salão Curitibano de Artes Visuais (2008 e 2009), participou da mostra “O Cinema no Olhar” (2008), no espaço cultural CafeZau, com uma interpretação fotográfica do clássico “O Retrato de Dorian Gray”.
Registrou a diversidade da cultura paranaense na exposição “Fotobiografia dos Museus do Paraná”. Resultado de uma pesquisa de campo de quatro meses, foi exibida no hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (2006) e convertida no livro “Museus do Paraná”.
Participou da “Mostra Itinerante de Imagens dos Jornalistas Paranaenses” (2006), realizada pelo Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor).
Promoveu uma exposição fotográfica individual, com 16 imagens de cinco países do continente Europeu, aberta no James Bar (2006) e posteriormente levada ao Fran´s Café da Praça da Espanha (em Curitiba) e Spaghetto Restaurante (na cidade de Paraty/RJ).
Participou da exposição “24 Horas em Curitiba” (2005), promovida pela Literal Link Comunicação Integrada.
Fez duas participações seguidas no Salão de Artes do Graciosa Country Club (2001-2002).

A exposição fotográfica “A Viagem de Marcelo” fica aberta à visitação até dia 20 de dezembro, no Armazém La Grappa (Al. Dom Pedro II, 390, Batel). Mais informações: 3016-4534 ou 9141-0096.

Nenhum comentário:

Postar um comentário