sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

“Joelma”: teatro, cinema e dança na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 9 a 11 de dezembro, o espetáculo “Joelma”, que une o teatro, o cinema e a dança para narrar a história e os desafios de uma das primeiras transexuais do Brasil. Baseada no curta-metragem homônimo, a narrativa também carrega tom policial. Uma das novidades deste espetáculo é que terá legendas em português e tradução simultânea em Libras.
A história de Joelma revela sua reinvenção frente aos preconceitos e injustiças e traz à tona as dificuldades de uma mulher nascida em um corpo de homem. A narrativa também reúne elementos relativos às questões de gênero e de religiosidade.
Joelma, que inspirou o filme e que deu origem à peça, nasceu em Ipiaú, no interior da Bahia, e tem hoje 72 anos de idade. Viveu em São Paulo por 30 anos, onde fez a cirurgia de transição e se casou.
No teatro, o ator Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro de Salvador, que interpreta Joelma, assina a direção e autoria ao lado do autor e diretor do curta-metragem, Edson Bastos. “É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público da experiência de vida de Joelma e poder gerar uma nova ótica sobre as questões de gênero, dissolver preconceitos e estimular afetos”, afirma o performer.

Não recomendadas para menores de 14 anos, as encenações  de Joelma acontecem sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário