segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Jornal Cândido de dezembro trata do casamento na literatura brasileira

Já está em circulação a edição 65 do Cândido, o jornal mensal da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que destaca as representações do casamento na literatura nacional. Um tema presente em obras de escritores brasileiros desde o romantismo, seja nos moldes tradicionais ou mais alternativos - em que outros “personagens” podem participar da relação.
A partir de depoimentos de estudiosos como os professores Giovanna Dealtry (Uerj), Paulo Venturelli (UFPR) e Lourival Holanda (UFPE), a reportagem especial do mês mostra como a vida a dois foi problematizada na ficção ao longo dos anos, em livros dos mais diversos autores. De Machado de Assis a Nelson Rodrigues, passando por Mário de Andrade, Clarice Lispector e até nomes contemporâneos, como Bernardo Carvalho e Sérgio Sant'Anna. A capa da edição, assinada pelo quadrinista Allan Sieber, é uma recriação da arte do livro A guerra conjugal (1969), de Dalton Trevisan.
O Cândido de dezembro também traz a transcrição de mais um encontro do projeto Um Escritor da Biblioteca. O evento aconteceu em novembro, na BPP, e teve como convidado o paranaense Miguel Sanches Neto, autor de “Chove sobre minha infância”, “Chá das cinco com o Vampiro” e “A Bíblia do Che”, entre outros títulos.
Na seção Perfil do Leitor, a atriz Katiuscia Canoro revela as bases de seu repertório literário - formado por títulos infantojuvenis, clássicos da dramaturgia e obras do realismo mágico. Personagem do mês na série sobre bibliotecas particulares, o cartunista Alberto Benett mostra seu acervo marcado por obras de artistas gráficos como Jaguar, Matt Groening, Carl Barks e Charles M. Schulz. Há, ainda, fotos de Isabella Lanave no espaço Cliques em Curitiba e inéditos de Rafael Gallo, Luiz Paulo Faccioli e Italo Moriconi.
Serviço
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário