quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Aniversário da Gibiteca terá exposições e lançamento de histórias em quadrinhos


A Gibiteca de Curitiba completa 37 anos de existência, nesta sexta-feira (18), com evento especial. O festejo terá a abertura de duas exposições, lançamento de cincos publicações em quadrinhos e bate-papo com os autores presentes no evento. A entrada é franca.
As exposições “O Filho Mau”, de Walkir Fernandes e Carol Sakura, e “Pipico no Mundo Virtual”, de André Coelho e Luciano Coelho, são compostas por artes que expõem os processos de criação das respectivas publicações. Em “Pipico no Mundo Virtual”, tem sequência a história da coelhinha Pipico e seus aprendizados ao lidar com as tecnologias ao seu redor. A obra é baseada nos primeiros meses de vida da filha de Luciano Coelho.
A história de “O Filho Mau” atravessa gerações de uma família, expondo seus fantasmas e dramas através de fios narrativos entre o passado e o presente. Esta é a primeira história em quadrinhos em formato mais longo de Walkir Fernandes e Carol Sakura, vencedores do Kikito de Melhor Curta-Metragem na última edição do Festival de Gramado.
As mostras e publicações receberam apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, pois foram projetos selecionados pelo Edital de Quadrinhos 2018 do Fundo Municipal da Cultura.

PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES - A Gibiteca também abre espaço para o lançamento de três publicações independentes. A revista de terror “Calafrio”, da editora Ink Blood Comics, ganha a 64ª edição com histórias de Fulvio Pacheco, Marcos Cortez e Gian Danton, Ivan Lima, Guto Diaz, Eduardo Cárdenas, Clodoaldo Cruz e Chris Ciuffi.
O quadrinho “Gabriela”, do artista curitibano Yoshi Itice, conta a história da jovem Gabriela, que cansada de viver num mundo pós-apocalíptico parte em busca de alguma solução. A HQ segue outras duas narrativas publicadas na série Eventos Apocalípticos.
Um misterioso crime ocorrido, durante os anos 60, em Itajaí (SC), dá o tom narrativo do quadrinho “Lama”. Escrita e desenhada por Juliano Andrade Silva, a HQ traz referências do cotidiano da cidade e se desenrola em alguns locais importantes na época, como o porto e a igreja matriz. 

A Gibiteca de Curitiba está situada na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, São Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário