sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Museu Paranaense recebe oficina de conservação de obras de arte


O Museu Paranaense recebe na próxima semana, nos dias 9 e 10 de outubro, os especialistas em restauro de obras de arte e conservação de peças museológicas Aline Pestana, Allan Hanke e Maria Cecilia Germano para conduzir a oficina “Breves noções de conservação preventiva: abordagem teórica e prática”.
Os encontros serão das 14h30 às 16h30, totalizando quatro horas de curso. O custo é de R$ 60,00 e os interessados devem se inscrever no site www.museuparanaense.pr.gov.br. A atividade é uma realização da Sociedade de Amigos do Museu Paranaense (Samp).
A programação do dia 9 de outubro é voltada aos conceitos de patrimônio, noções, cuidados e fatores de risco, como ações diretas e indiretas do homem. Também serão abordados os cuidados diferenciados em relação a cada tipo de peça, seja uma pintura de cavalete, têxteis, cerâmica, livros, documentos, objetos em papel e metais, entre outros.
No segundo dia de oficina o foco são as obras de arte, especialmente as pinturas de cavalete, detalhando quais são as instalações adequadas dentro da reserva técnica, de que forma manusear, os cuidados com esse tipo de acervo e formas de identificação do estado de conservação de uma obra de arte. Essas informações são utilizadas para definir quais estão aptas a serem expostas e emprestadas (embaladas e transportadas) e aquelas que não estão aptas, exigindo os chamados primeiros socorros.

PROFISSIONAIS

Aline Pestana é graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e técnica em Conservação e Restauro de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Minas Gerais. Atuou em vários projetos de restauração de bens imóveis e em trabalhos de restauração e conservação de acervos artísticos. Atualmente trabalha como restauradora de pintura de cavalete e laudista.

Allan Hanke é graduado em Pintura pela Embap, especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor universitário na Embap - Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Maria Cecilia C. Germano é graduada em Pintura pela Embap, pós-graduada no Centro de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFMG, com especialidade em restauração e conservação de pintura de cavalete e escultura policromada. É especialista em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Arteterapia pelo Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba (Itecne). Atua como restauradora em acervos particulares e públicos.

Mais informações: 3304-3300 ou http://www.museuparanaense.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário