terça-feira, 1 de outubro de 2019

Prefeitura apoia projetos de inovação artística de jovens empreendedores


Incentivar projetos multidisciplinares inéditos e inovadores, criados por jovens artistas e produtores, que ocupem o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), é o objetivo do Edital Experimenta 2020 – Fomento em Criatividade e Inovação Artística para a Juventude, do Fundo Municipal da Cultura, que acaba de ser lançado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. Serão selecionados oito projetos para receber apoio financeiro no valor de até R$ 10 mil cada. O valor total do edital, considerando os recursos destinados a custeio, é de R$ 100 mil.
Podem participar artistas, coletivos, grupos ou companhias que façam uso das linguagens artísticas tradicionais combinadas com linguagens contemporâneas, como moda, culinária, design, performance e arte urbana.
A ideia é reforçar o caráter universitário do TUC, um nicho de cultura pop, um espaço apropriado pela juventude, aberto às experimentações que são próprias desse público”, explica o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza.

MODALIDADES - Os projetos podem ser enquadrados em quatro modalidades distintas, dependendo da característica dominante (artes visuais, literatura, artes cênicas ou música).
Os aprovados farão parte da programação do TUC a partir de abril do próximo ano. Dois deles se referem à execução de um grafiti nas laterais da Galeria Júlio Moreira, que ficará exposto por até quatro meses após a execução.

APRENDA A FAZER - Considerando que muitos dos interessados concorrem aos editais do Fundo Municipal da Cultura pela primeira vez, a Fundação Cultural de Curitiba organizou uma edição especial da Oficina de Formatação de Projetos Culturais, para orientar os novos empreendedores. A oficina será realizada na próxima segunda-feira (7), das 19h às 21h30, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco). Não é necessário fazer inscrição prévia e a entrada é gratuita.
Junto com o Experimenta 2020, a Fundação Cultural de Curitiba lançou outros nove editais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 24 de outubro, no sistema Profice. Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário