terça-feira, 15 de outubro de 2019

Semana de Arte, Cultura e Literatura tem atividades especiais no Goethe-Institut


Os 250 anos do nascimento do explorador alemão Alexander von Humboldt estão sendo comemorados neste ano, e é com uma exposição de quadrinhos inspirados em seus desenhos de zoologia e botânica que o Goethe-Institut abre sua participação, até dia 17 de outubro, na 10ª Semana de Arte, Cultura e Literatura (SACL) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME). Os trabalhos expostos são resultado de uma série de workshops realizados sob a direção do artista curitibano José Aguiar, com artistas-participantes das áreas de graphic novels e quadrinhos da cidade de Curitiba. A ação faz parte de uma temporada temática transnacional, organizada pela instituição em toda América Latina.
Alexander von Humboldt esteve no continente americano no século 19 e não apenas pesquisou a natureza de maneira topográfica e descritiva, mas também figurativa, ilustrando seu trabalho com mais de 1.500 imagens. Seis de seus desenhos de animais, ou baseados em suas descrições, foram o ponto de partida para os workshops, comenta a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt.
A SACL no Goethe-Institut é uma parceria com a SME e a Prefeitura de Curitiba. Ainda no mês de outubro, o Goethe-Institut Brasil organiza uma viagem de estudos à Alemanha com a participação da Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila, entre demais convidados da área de educação de outras cidades brasileiras.
Segundo a SME, essa 10ª edição da SACL irá contribuir com o desenvolvimento profissional de aproximadamente 17 mil profissionais da educação e servidores públicos. A programação envolve em torno de trezentas ações, em oitenta espaços da cidade.

FILMES E JOGOS - No dia 15 de outubro, a 10ª SACL no Goethe-Institut prossegue com uma aula experimental de alemão, às 16h.
Dezesseis de outubro é dia de cinema, com direito a intervalo e pipoca: O instituto exibe, às 16h, o filme “A Outra Pátria: Crônica de um Anseio”, de Edgar Reitz (2013, 180’), sobre dois irmãos que migram da Europa para a América do Sul, no século 19, fugindo da fome e da tirania: “Algo melhor do que a morte existe em todo lugar”, é sua constatação e esperança.
No dia 17, a Biblioteca Goethe-Institut Curitiba, com sua ludoteca, fica aberta, das 16h às 18h, para jogos alemães de cartas e tabuleiros. E às 19h, o instituto encerra a programação da 10ª SACL com a exibição de mais um filme, o documentário “Alphabet”, de Erwin Wagenhofer (2013, 108’), que analisa os sistemas modernos de educação e questiona se eles estariam acabando com a capacidade de imaginação, criatividade e pensamento independente das crianças: “Como queremos preparar nossas crianças para a vida? Queremos prepará-las para enfrentar uma sociedade do medo, voltada para a obtenção de resultados? Ou queremos que elas tenham uma vida de liberdade, solidariedade e felicidade?”

O Goethe-Institut Curitiba está situado na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, Alto da XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário