terça-feira, 22 de outubro de 2019

Peça “Memórias da Rabeca” é a atração da Série Solo Música na Caixa Cultural


O rabequeiro, cantor, ator, bailarino, pesquisador e arte-educador Alicio Amaral é a atração da Série Solo Música desta terça-feira, dia 22 de outubro, às 20h na Caixa Cultural Curitiba. Diretor da Cia Mundu Roda, criada com a atriz e diretora Juliana Pardo, ele mostrará a peça teatral “Memórias da Rabeca”, espetáculo criado em 2016 e que traz no palco Alício a cantar, tocar rabeca e interpretar diversos personagens. É a primeira vez que a Série Solo Música traz um espetáculo teatral nas 11 temporadas da Série.
O trabalho de Alício Amaral é surpreendente. É algo raro ver um artista talentoso unir música e teatro no palco, ainda mais tendo como tema um instrumento ligado a cultura popular e a tradição do Brasil”, explica Alvaro Collaço, curador e diretor da Série, que não esconde sua admiração por Memórias da Rabeca e o trabalho de Alício. “Ele é músico que canta, toca rabeca e interpreta diversos personagens. E a peça é um retrato único e particular acerca do instrumento, tendo a rabeca literalmente como centro do espetáculo. Não me ocorre a existência de outro espetáculo como este”, diz. Como se trata de monólogo e com música cantada e tocada ao vivo, a peça se encaixou na Série Solo Música. “É linguagem ainda não abordada na Série e também por isso vale muito a pena conhecer este trabalho”, enfatiza Collaço.
Segundo Alcio Amaral e Juliana Pardo, diretores da Cia Mundu Rodá, “Memórias da Rabeca revela as memórias guardadas por sete rabecas e seus guardiões - os rabequeiros brasileiros -, colocando em foco dinâmicas das relações entre indivíduo e rabeca e dando voz a fatos históricos que fazem parte da construção da identidade cultural brasileira. O espetáculo é fruto de intensa pesquisa artística realizada através do intercâmbio com rabequeiros da Cultura Caiçara, Quilombola e Indígena do Litoral Paulista, também por meio de pesquisa histórica sobre rabequeiros que marcaram a música e a poesia no Brasil, e da pesquisa de campo continuada da Cia. Mundu Rodá sobre os rabequeiros do Nordeste Brasileiro (Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte)”.
“Memórias da Rabeca” tem direção artística de Juliana Pardo, que com Alício Amaral concebeu a dramaturgia e escreveu os textos. O figurino e cenário são de Eliseu Weide e o desenho de luz é de Eduardo Albergaria. A iluminação é de Felipe Stucchi de Souza. Alício fez as composições. Na concepção do espetáculo  ele e Juliana tiveram as colaborações de Jussara Miller, Roberta Carreri (Odin Teatret) e Luiz Fiaminghi, além da orientação dos rabequeiros tradicionais Zé Pereira, João Firmino, Agostinho Gomes, Zé Lucas, Carlos Raymundo, Benedito Nunes, Oswaldo Curió, Luiz Paixão, Nelson da Rabeca e Damião.

MÚSICO, CANTOR, ATOR, BAILARINO... - Alício Amaral é ator-pesquisador, bailarino, músico e arte-educador. Em 2000, fundou com Juliana Pardo a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança. Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, onde estudou violino e viola erudita, entre 1996 e 1999, foi aluno de viola erudita de Henrique Müller na Universidade Livre de Música, em São Paulo. De 1997 a 1999 integrou a Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo. Em 1999 residiu no Recife, onde estudou o folguedo tradicional do cavalo marinho, cuja música organizou em caderno de partituras através do prêmio Bolsa Vitae de Artes em 2003. Em 2013, gravou seu primeiro CD: “Rabeca Primeira Sonora”.
Sua formação inclui cursos sobre o trabalho do ator, técnicas de dança clássica e contemporânea, biomecânica teatral, técnicas de teatro de animação, butō e clown. Como docente, ministrou cursos no Teatro Escola Brincante, de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida, de 2005 a 2013, em São Paulo. Atualmente, ministra o curso de extensão "Danças Dramáticas Brasileiras para o Trabalho do Ator/Bailarino/Músico" no Instituto de Artes da UNESP.

Indicada para maiores de 12 anos, a apresentação “Memórias da Rabeca” tem ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário