domingo, 13 de fevereiro de 2011

Orquestra Sinfônica do Paraná tem novo regente e Balé Teatro Guaíra nova diretora

O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e a diretora do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, anunciaram novos nomes para ocupar a regência da Orquestra Sinfônica do Paraná e a direção do Balé Teatro Guaíra. O maestro Osvaldo Ferreira passa a ser o novo regente da orquestra e a coreógrafa Andréa Sério Bertoldi a nova diretora do Balé Guaíra.

ORQUESTRA - Osvaldo Ferreira é natural de Portugal e formado no Curso Superior de Violino pelo Conservatório de Música do Porto. Concluiu o mestrado em Direção de Orquestra em Chicago (Estados Unidos) e a pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo (Rússia).
O maestro foi regularmente convidado a participar dos principais festivais de música de Portugal, tendo dirigido orquestras na Rússia, Europa, Brasil e Estados Unidos. Em 2008, Ferreira assumiu a direção artística da fase erudita da Oficina de Música de Curitiba à convite da Fundação Cultural. Ele substitui o maestro Alessandro Sangiorgi, no cargo desde 2002.

BALÉ - Andréa Sério Bertoldi é graduada em Dança e Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também é mestre e doutoranda em Comportamento Motor pela Universidade Federal do Paraná, investigando processos de aprendizagem e controle do movimento.
A nova diretora do Balé Guaíra estudou dança clássica, moderna e contemporânea. Foi premiada pela Funarte por sua produção coreográfica e representou o Brasil em festivais internacionais de arte realizados nos Estados Unidos, Ásia e Europa.
Desde 1997, atua como professora na Faculdade de Artes do Paraná e como palestrante de cursos de pós-graduação em inúmeras instituições do país. É autora de publicações nacionais e internacionais sobre pesquisas teóricas e aplicadas na área do comportamento motor e sobre o corpo com deficiência física na dança contemporânea brasileira.
Na direção do Balé Teatro Guaíra, Andréa inaugura uma fase de revitalização do trabalho como companhia de dança pública, com o desenvolvimento de ações que atualizam modos de produção e a relação com o público e artistas. Andréa Bertoldi substitui Carla Reinecke, que atuou na função durante os últimos seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário