segunda-feira, 9 de julho de 2012

Esculturas em homenagem à Copa do Mundo em exposição no Memorial de Curitiba

Esculturas do artista plástico Sergius Erdelyi tomam conta da Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba, numa homenagem à Copa do Mundo de Futebol 2014. A exposição “Dançando com a Bola” reúne quatro obras em madeira, com acabamento metalizado, que mostram a bola em momentos típicos vividos dentro de um campo de futebol. A mostra pode ser visitada até o dia 26 de agosto, com entrada franca.
Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil desde 1953, Sergius Erdelyi, de 92 anos de idade, atuou em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos científicos em foto e termoeletricidade. Também constam de seu currículo invenções importantes como o aquecedor de carter do Panzer Tiger e Panther – veículos do exército, na época da guerra – e o aquecedor domiciliar a óleo mineral cru, que salvou milhares de lares, em Viena, dos invernos congelados da década de 1940. É fundador da fábrica de máquinas de costura elétricas Etina (Viena, 1947) e de vários empreendimentos industriais e de reflorestamento, no Brasil.
No campo das artes, Sergius Erdelyi experimentou diversas técnicas e, depois de muitos anos sem mostrar suas obras, retomou o caminho das exposições. Em “Dançando com a Bola”, Erdelyi faz da bola a estrela do futebol, captando na arte de esculpir em madeira o treino, o drible e o ataque, algumas das fases desse esporte que reúne milhões de fãs no mundo todo.
A Praça do Iguaçu do Memorial de Curitiba fica na rua Claudino dos Santos, 79, Setor Histórico) e está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário