terça-feira, 17 de julho de 2012

Museu Oscar Niemeyer recebe obras de Dorothea Wiedemann e Osmar Chromiec

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 21 de julho (sábado), a exposição “Dorothea Wiedemann, aqui ou em qualquer lugar” e o projeto “Em casa com Chromiec”, desenvolvido pelo setor de Ação Educativa em parceria com o Departamento de Museologia, Restauro e Conservação do MON.
A alemã Dorothea Wiedemann (obra em destaque) construiu uma obra baseada em sua percepção e curiosidade de todos os lugares do mundo que morou e visitou. Utilizou a xilogravura na maioria dos seus trabalhos e elegeu esta técnica para expressar o seu universo. O catálogo da artista abrange 353 obras que pertencem ao acervo da Casa da Cultura Emília Erichsen, em Castro. A mostra no MON, com curadoria de Simone Landal, Christiani Vieira Strickert, Ilsemarie Hampf, Karina Marques e Ronie Cardoso Filho, reúne 51 obras, que estarão expostas na Galeria Niemeyer.
Já o brasileiro Osmar Chromiec iniciou seu processo criativo no abstracionismo geométrico e realizou muitas obras utilizando sistematicamente o preto e branco. Na década de 1980, ingressou no figurativo com alusão à natureza e na utilização de cores, sobretudo verde, amarelo e azul. No fim dos anos 1980, predominam as grades e portões, as paisagens, sobretudo, as marinhas. Osmar é considerado um dos artistas mais significativos. “Em casa com Chromiec”, na Sala de Referência do MON, terá além das obras de Chromiec, atividades didáticas e interativas.
A diretora do MON, Estela Sandrini, ressalta a importância dessas duas exposições: “Para o Museu Oscar Niemeyer é uma honra receber esses dois artistas que produziram suas obras no Paraná, porém não são muito conhecidos no Estado”, diz Estela.
As exposições ficam abertas ao público até dia 30 de setembro, de te terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca no dia da abertura e no primeiro domingo de cada mês, nos outros dias: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). Mais informações: (41) 3350-4400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário