quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ópera Ilustrada em nova temporada na Capela Santa Maria

A série Ópera Ilustrada, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba, abre a sua temporada com apresentações, neste fim de semana, da peça “Livietta e Tracollo”, de Giovanni Pergolesi. Sob a regência de Alessandro Sangiorgi e direção cênica de Roberto Innocente, o espetáculo tem como intérpretes a soprano Luciana Melamed e o barítono Norbert Steidl.
Também participam da encenação os músicos da família Brandão, a violista Fabíola Bach e o violinista Alexandre Brasolim. As apresentações acontecem nos dias 28 e 29, às 20h, na Capela Santa Maria, com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). No dia 27, às 15h, há um ensaio aberto ao público com entrada franca.
“Livietta e Tracollo” dá continuidade à Ópera La Serva Padrona, apresentada na Capela Santa Maria em 2011 sob direção dos italianos Sangiorgi e Innocente que elegem, mais uma vez, o também italiano Giovanni Pergolesi, um dos mais excêntricos compositores de sua época. A narrativa da Ópera são as traquinagens de Tracollo, um ladrão que se disfarça de mulher grávida para cometer seus delitos até encontrar Livietta, que está disfarçada de camponesa na tentativa de desmascará-lo.
O autor, Giovanni Battista Pergolesi, foi um prolífico compositor, violinista e organista italiano do período Barroco. Considerado um dos “mestres” da ópera cômica, foi um dos primeiros compositores a escrever intermezzos que seriam tocados nos intervalos de óperas em dois atos, mesmo formato que será apresentado nos palcos da Capela Santa Maria.
Com duração aproximada de 55 minutos, esta pequena ópera é simples no argumento, mas conta com o talento dos cantores Luciana Melamed e Norbert Steidl e dos atores Alaor de Carvalho e Vani Pampolini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário