terça-feira, 31 de julho de 2012

Virtuosismo de Paganini é a atração do programa Solo Música

No vasto repertório de existente para violino, poucas obras exploram tanto o virtuosismo quanto os “24 Capriccios para Violino Solo,  opus 1”, do compositor e violinista italiano  Niccolò Paganini (1782-1840). Escritas como se fossem um amplo estudo da arte do violino, exigindo do intérprete a cada movimento domínio sobre uma técnica diferente, a obra é referência no estudo do instrumento. É tocada com frequência em concursos e mesmo em recitais, mas apenas alguns movimentos. A execução dos “24 Capriccios” em um só recital é para poucos. O violinista gaúcho Cármelo de Los Santos é um destes virtuoses com capacidade e coragem para lançar-se a este desafio, como ocorrerá em nesta terça-feira (31), às 20 horas, na Caixa Cultural, dentro do projeto Solo Música. O desejo de interpretar os “24 Capriccios” partiu do próprio Cármelo. “São 75 minutos de uma música impressionante, escrita por  um virtuoso e para ser executada por virtuosos”, diz o produtor Alvaro Collaço, que tem a expectativa de uma noite mágica no Solo Música. Escritas por Paganini entre 1802 e 1817, os “24 Capriccios”  marcam a revolução do compositor na arte de tocar violino e serviu de inspiração para compositores importantes dos séculos XIX e XX , incluindo Chopin, Liszt, Schumann, Brahms e Rachmaninoff.  Como instrumentista, Paganini foi um estrela do século XIX, fez fortuna com as suas apresentações.
Carmelo de Los Santos estudou no Brasil com Fredi Gerling. Ganhou projeção nacional aos 16 anos, quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro: o Prëmio Eldorado de Música, em São Paulo.
Bacharel em violino pela UFRS, na classe do professor Marcelo Guerchfeld, nos Estados Unidos  estudou com Sylvia Rosenberg, com quem obteve o grau de Mestre em Música na “Manhattan School of Music” de Nova Iorque. Como instrumentista, realizou turnês pelos Estados Unidos, Espanha, Portugal e Itália. Integra o Trio Porto Alegre, com o pianista Ney Fialkow e o violoncelista Hugo Pilger, com o qual realizou recitais na Alemanha e Chile. Com Ney Fialkow gravou o CD “Sonatas brasileiras”.
A apresentação de Cármelo de Los Santos dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, Rua Conselheiro Laurindo, 280, a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário