segunda-feira, 16 de julho de 2012

Rubens Figueiredo é o quinto convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

O premiado escritor e tradutor carioca Rubens Figueiredo é o convidado de julho do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece no dia 17 de julho, às 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. A mediação do papo será feita pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.
Rubens Figueiredo nasceu no Rio de Janeiro em 1956. Formado em letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor de tradução literária. Seu livro de contos As palavras secretas ganhou o Prêmio Jabuti em 1998, enquanto seu mais recente romance, O passageiro do fim do dia, venceu os prêmios Portugal Telecom e São Paulo de Literatura, todos em 2011.
Além de ficcionista, Figueiredo é reconhecido por seu trabalho como tradutor, principalmente da literatura de língua inglesa e russa. Já traduziu mais de 40 obras, com destaque para as primeiras traduções diretamente do russo lançadas no Brasil das obras-primas de Leon Tolstói, Anna Karienina e Guerra e paz, pela editora Cosac Naify.
Figueiredo é o quinto convidado do projeto neste ano, que já trouxe Fernando Morais, Joca Terron, Domingos Pellegrini e Lourenço Mutarelli. Retomado em 2011, “Um Escritor na Biblioteca” é uma reedição do projeto homônimo dos anos 1980. As conversas são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP. A TV E-Paraná grava e transmite os eventos em sua grade de programação. O próximo encontro está marcado para o dia 14 de agosto, com o escritor Luiz Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário