quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Camerata, coro alemão e Canarinhos de Campo Largo, juntos em concerto na Capela

Um encontro especial marca a programação de música erudita neste fim de semana. O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, o reconhecido coral alemão Carmina Mundi e o grupo vocal infantil Canarinhos de Campo Largo estarão juntos na Capela Santa Maria, nestas quinta e sexta-feiras (18 e 19), às 20h, para apresentar a obra “Carmina Burana”, de Carl Orff. A regência será do maestro alemão Harald Nickoll.
Esta é a segunda vez que os cantores da Camerata se unem aos alemães para um concerto na Capela Santa Maria. Em outubro de 2010, em outra turnê do Carmina Mundi pelo Brasil, realizada com apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe Institut, foi possível reunir os cantores num concerto de obras de compositores brasileiros e estrangeiros. Desta vez, a atração será acrescida da participação dos Meninos Cantores de Campo Largo, com quem a Camerata também já teve oportunidade de se apresentar, no ano passado.
A obra escolhida é “Carmina Burana”, uma cantata cênica de Carl Orff, composta em 1935, baseada em 24 poemas de um manuscrito do século 13, o “Codex Latinus Monacensis”. Encontrado em 1803, num convento da Baviera, o manuscrito contém 315 composições poéticas, em folhas de pergaminho. Atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional de Munique.  Os poemas foram escritos por monges e eruditos errantes, em latim medieval e antigos dialetos alemães, reunidos depois, no século 19, sob o título de “Carmina Burana”, que em latim significa “Canções de Benediktbeuern”.
Carl Orff escolheu e musicou alguns dos poemas que abrangem temas universais, pertinentes mesmo no século 21, como a inconstância da fortuna e da riqueza, a efêmera natureza da vida, a alegria do retorno da primavera, os prazeres e os perigos de beber, a gula e a luxúria. A versão que será executada no concerto da Capela Santa Maria requer três solistas, dois coros, coro infantil, dois pianos e percussão. Os solos serão interpretados por Kalinka Damiani (soprano), Ralf Schlüeter (contratenor) e Cláudio de Biaggi (baixo-barítono). As pianistas que acompanham são Cleonice Ortigara e Guiomar Ranke.
Os ingressos para “Carmina Burna” custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário